terça-feira, setembro 30, 2014

NOVIDADES TITANICFANS SETEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM SETEMBRO FOI ASSIM 
1 de Setembro 1985 O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard.
Vencedor do Livro Titanic - Resultado do vencedor "Titanic - A verdadeira e trágica história e os atos de heroísmo de seus passageiros", de Rupert Matthews. Promoção realizada graças a união entre a Sociedade Brasileira Histórica do Titanic, M.Books e Titanicfans.
Mitos do Titanic - O plano era genial: afundar um sósia do Titanic, resgatar os passageiros e receber o dinheiro do seguro. Mas faltou ensaiar melhor...
20 de Setembro de 1911 - Depois de apenas três meses de serviço na linha atlântica, em 20 de Setembro de 1911, uma quarta-feira, o Olympic teve de permanecer desarmado durante seis meses, em consequência de um choque com um navio militar da frota britânica.
Você sabia? - Você sabia que Leonardo DiCaprio e Kate Winslet pagaram as despesas do lar do último sobrevivente do Titanic?
Desenhos do Titanic - O Titânico Rildo Lins, tem sido um visitante assíduo do nosso blogue e, à semelhança do ano passado, nos enviou mais um dos seus trabalhos. 
Tudo isto e muito mais!
"TO MAKING IT COUNT!" 

segunda-feira, setembro 29, 2014

DESENHOS DO TITANIC

CHARGE DO TITANICO RILDO LINS 
O Titânico Rildo Lins, tem sido um visitante assíduo do nosso blogue e, à semelhança do ano passado, nos enviou mais um dos seus trabalhos. Uma charge que retrata um pouco uma das mensagens que o filme passa, que é a diferença entre classes sociais e seus privilégios. Obrigado Rildo! 
Para verem outros trabalhos do Rildo, seguem os links abaixo: 

sexta-feira, setembro 26, 2014

VOCÊ SABIA?

UMA BOA ACÇÃO 
Você sabia que Leonardo DiCaprio e Kate Winslet pagaram as despesas do lar do último sobrevivente do Titanic?
Leonardo DiCaprio e Kate Winslet uniram-se para garantir que os últimos anos de vida do último sobrevivente do Titanic fossem o mais confortáveis possível, pagando as despesas do lar onde se encontrava. 
Millvina Dean, que infelizmente faleceu em 2009, aos 97 anos, estava numa casa de repouso em Southampton nos últimos três anos, desde que partira a bacia, mas esforçava-se para poder pagar a conta do lar. 
Em Outubro de 2008 Millvina teve que vender algumas das suas lembranças do Titanic para arrecadar dinheiro suficiente para ficar no lar, incluindo uma carta enviada a sua mãe do Fundo de Socorro do Titanic e uma mala dada à jovem família quando chegaram a New York no navio Carpathia. 
Foi então que Kate e Leo sabendo disso envolveram-se na criação de um fundo especial para ajudar nas despesas de Millvina, doando $ 20,000 entre os dois. 
O director James Cameron e a cantora Celine Dion também doaram 10 mil dólares cada um para o fundo, ajudando a garantir que a idosa poderia ficar o mais confortável até o fim da sua vida. 
Millvina tinha apenas dois meses de idade, quando o navio 'inafundável' colidiu com um iceberg e afundou na noite de 14 para 15 de Abril de 1912 e era o mais novo de todos os passageiros a bordo. 
Ela, a sua mãe e o seu irmão conseguiram escapar, apesar de serem passageiros de terceira classe, mas o seu pai morreu quando o navio afundou, e o seu corpo nunca foi recuperado. 

Por Emmeline Saunders Escritora Web da Heat World na Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2014

sábado, setembro 20, 2014

20 DE SETEMBRO DE 1911

O OLYMPIC CHOCA COM O HAWKE 
Depois de apenas três meses de serviço na linha atlântica, em 20 de Setembro de 1911, uma quarta-feira, o Olympic teve de permanecer desarmado durante seis meses, em consequência de um choque com um navio militar da frota britânica.
O Olympic acabava de deixar Southampton e contornava a baía de Thorn Knoll, quando avistou, a duas milhas de distância, o cruzeiro HMS Hawke, procedente de Solent, que voltava à base de Portsmouth depois de realizar alguns testes de máquinas a três quintos de potência, com os motores a 82 rotações. Rapidamente, as duas embarcações navegavam em rota de colisão e, apesar das manobras junto ao leme, o choque entre elas causou sérios danos a ambas. As conseqüências da colisão foram muito além dos danos sofridos no choque e maiores ainda do que a necessidade de se determinar qual dos dois navios era o culpado pelas avarias, pois o ocorrido fora sentido inclusive em Belfast, onde os prazos de trabalho do Titanic sofreram uma brusca e inesperada interrupção. Três horas e dez minutos depois do choque, Ismay enviou um telegrama de Liverpool ao almirantado de Londres para informar sobre a colisão e para pedir que a base naval de Portsmouth oferecesse ao transatlântico da White Star toda a assistência necessária. Porém, o Olympic prescindiu de ajuda e, embora gravemente danificado, ancorou em Cowes, onde esperou a maré subir para entrar no porto de Southampton com apenas um motor.
No dia que se seguiu ao acidente, a casa Ocean Stream Navigation, proprietária da White Star Line, pleiteou uma indemnização pelos danos sofridos e, como não podia enfrentar directamente o almirantado, que gozava do benefício de imunidade, levou a julgamento o capitão do cruzeiro da Marinha Real, William Frederick Blunt. O almirantado respondeu com um pedido de indemnização contra a White Star Line pelos danos sofridos no Hawke. Consequentemente, os dois processos foram unificados na secção do Supremo Tribunal, presidida por sir Samuel Evans. Embora se tratasse apenas de uma compensação pelos bens materiais, pois não havia mortos ou feridos, uma causa que tratasse de problemas entre um navio de guerra e a maior e mais luxuosa embarcação do mundo não poderia ser conduzida como um assunto rotineiro. A própria escolha dos advogados mostrava que as duas partes em litígio pretendiam esgotar todos os recursos.
O representante legal do almirantado foi o parlamentário sir Rufus Isaacs, segundo fiscal geral, cujo assistente era Butler Aspinall, conselheiro da Coroa. Na qualidade de presidente da White Star Line, Ismay preferiu ser representado por F. Laing, um famoso advogado de inquestionável experiência e também conselheiro da Coroa.

sábado, setembro 13, 2014

MITOS DO TITANIC

A TROCA DE NAVIOS 
Por Leandro Steiw na Revista Super Interessante 

Titanic é o Olympic: o navio que não estava lá!

TEORIA - O Titanic não foi a pique em 1912.

OBJETIVO - A companhia de navegação trocou de navio por causa do seguro.


O plano era genial: afundar um sósia do Titanic, resgatar os passageiros e receber o dinheiro do seguro. Mas faltou ensaiar melhor...

Na virada de 14 para 15 de abril de 1912, o navio inglês Olympic bateu num iceberg e naufragou nas águas geladas do Oceano Atlântico, matando 1 500 pessoas, no pior desastre marítimo de todos os tempos. Não, você não leu errado. A maior tragédia marítima da história não acabou com o Titanic, mas sim com o Olympic, o navio gêmeo da companhia de navegação White Star Line. Pelo menos é o que acreditam os defensores da teoria conspiratória envolvendo as duas embarcações, entre eles o britânico Robin Gardiner, autor dos livros The Titanic Conspiracy: Cover-ups and Mysteries of the World·s Most Famous Sea Disaster (A Conspiração Titanic: Acobertamentos e Mistérios do Mais Famoso Desastre Marítimo do Mundo) e Titanic: The Ship that Never Sank (Titanic: o Navio que Nunca Afundou), ambos sem versão em português.

A história é a seguinte: a White Star Line teria trocado os nomes dos seus transatlânticos para destruir, intencionalmente, o Olympic, que havia sofrido sérios danos depois de colidir com o cruzador HMS Hawke, em setembro de 1911. Como o Olympic não estava no seguro, a empresa teria armado um plano diabólico: trocar as identificações dos dois navios, enviar o Olympic travestido na estréia do Titanic, afundá-lo em local seguro, resgatar passageiros e tripulantes e receber a indenização contratada para o Titanic. Daí por diante, o verdadeiro Titanic seguiria carreira como Olympic. Genial, não? Mas, como se sabe, deu tudo errado.

Os adeptos da teoria apontam diversas evidências de que o naufrágio foi premeditado. A primeira é que o milionário J. P. Morgan, um dos sócios da White Star Line, desistiu de embarcar no Titanic às vésperas da viagem. Na época, ele justificou o cancelamento como superstição em relação a viagens inaugurais. Morgan também teria suspendido o envio de obras de arte nos porões do Titanic. Por que o dono do navio "praticamente ·inafundável·" - como era anunciado - perderia a viagem histórica do então maior transatlântico do mundo? A tese conspiratória diz que Morgan e seu sócio J. Bruce Ismay foram os autores do plano. O motivo? Grana, é claro. A White Star Line enfrentava dificuldades financeiras por causa da concorrência da Cunard Line, cujos navios Lusitania e Mauretania dominavam as linhas marítimas desde 1907. Em caso de acidente com o Titanic, a seguradora pagaria 750 mil libras, valor que cobriria as perdas com a colisão do Olympic e ainda deixaria a empresa com um navio novinho em folha para ligar a Europa aos Estados Unidos.

Para simular um acidente desse porte, os empresários precisariam da colaboração do capitão do Titanic, Edward J. Smith. O roteiro era perfeito. O Titanic afundaria ao final do quinto dia de viagem, próximo à costa americana. Assim, a tripulação teria tempo de enviar um sinal de socorro e esperar o resgate. Todos seriam salvos. Se Smith não soubesse do plano, dizem os defensores da teoria, como ele cometeria um erro tão primário, deixando o Titanic navegar a alta velocidade em uma região rodeada de icebergs? Ainda mais que Smith comandava o Olympic na ocasião do incidente com o HMS Hawke e poderia se sentir em dívida com os patrões. Os mais radicais afirmam que ele recebeu uma generosa mala de dinheiro. O que Morgan e Ismay não esperavam é que o acidente acontecesse 24 horas antes do combinado, por precipitação de Smith. Talvez porque o capitão tenha sido obrigado por Ismay a acelerar o Titanic, para mostrar aos passageiros e à imprensa o potencial do novo transatlântico - versão contada pelo diretor James Cameron no filme Titanic, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Nesse caso, foi o próprio magnata quem colocou tudo - literalmente - por água abaixo.

BAILE DE NAVIOS

Nas suspeitas de Gardiner, havia mais gente envolvida na farsa. O capitão Stanley Lord, outros dos conspiradores, ancorou o navio mercante Californian no local combinado, no Atlântico Norte. Quando o Titanic batesse no iceberg, foguetes coloridos anunciariam a hora de Lord simular o socorro ao transatlântico inglês. Só que outra embarcação estava na rota do acidente e foi abalroada pelo Titanic, pondo os dois a pique. Isso mesmo. Segundo Gardiner, o Titanic não se chocou contra um bloco de gelo, mas contra um dos barcos de resgate contratados para a trama. Esse terceiro navio - jamais identificado, para não revelar o plano da White Star Line - estava com as luzes apagadas e não foi avistado pela tripulação do Titanic. Assustados com a colisão inesperada, os oficiais ingleses mudaram a trajetória para o sul, afastando-se do Californian, estacionado ao norte, e não responderam aos foguetes brancos disparados pelo barco de resgate. Para piorar, um quarto navio - que nada tinha a ver com a história - passou perto do Titanic naquela hora. O capitão Smith achou que era o Californian vindo salvá-lo e não acionou os foguetes. Resultado dessas tristes coincidências: o acidente causou um rombo no casco, o Titanic afundou longe demais do ponto de encontro e o resgate atrasou.

Nem tudo nesse enredo macabro são meras suposições. Os sobreviventes realmente viram luzes próximas ao local do desastre, que tanto poderiam ser do Californian quanto daquele desconhecido quarto navio. Outra teoria diz que as luzes seriam de um submarino alemão que seguia o Titanic. De fato comprovado, sabe-se que 706 passageiros foram salvos pelo navio inglês Carpathia, da concorrente Cunard, que navegava a 96 quilômetros do Titanic. O Carpathia chegou antes do Californian, distante 31 quilômetros do local do naufrágio.

Em sua sede por dinheiro, os conspiradores deixaram outras pistas. Havia pressa em trocar os objetos da verdadeira para a falsa embarcação, já que o dia do lançamento do Titanic se aproximava. Um dos erros é fato: o Titanic zarpou com botes salva-vidas a menos. Ninguém precisaria usá-los, pois a intenção dos empresários era naufragar o navio perto das equipes de socorro. Pará comprovar a teoria, só falta atar o último nó da trama: como os donos da White Star Line conseguiram transformar o Olympic num falso Titanic? Os funcionários da Harland & Wolff, construtora dos navios, na Irlanda do Norte, compactuaram com o golpe? Para a Titanic Historical Society, a suposta conspiração surgiu por um erro da imprensa. Como existiam poucas fotografias do Titanic, os jornais ilustravam as matérias sobre o desastre com imagens do Olympic. Não teria demorado para alguém considerar o erro um complô. A sociedade histórica, evidentemente, discorda da versão alternativa.

sexta-feira, setembro 05, 2014

VENCEDOR DO LIVRO TITANIC

VENCEDOR DO LIVRO TITANIC DE RUPERT MATTHEWS 
Resultado do vencedor "Titanic - A verdadeira e trágica história e os atos de heroísmo de seus passageiros", de Rupert Matthews. Promoção realizada graças a união entre a Sociedade Brasileira Histórica do Titanic, M.Books e Titanicfans.
A nossa 2ª grande promoção mostrou-se um verdadeiro sucesso. Dezenas de participantes, uma demanda que não esperávamos. Este é o resultado do carinho, prestígio e elogios que recebemos a cada dia com o simples trabalho que realizamos, de preservar a História do RMS Titanic. 
Acabamos adiando o resultado do sorteio, devido as mais diversas análises. Cada frase foi cuidadosamente selecionada, debatida e observada. Como o número foi estrondoso, acabamos dividindo os participantes em grupos e o processo de eliminação foi iniciado. Ao término, tínhamos dois importantes participantes. Apenas um voto decidiu o vencedor, já que, até ali, o empate prevalecia.
O nosso muito obrigado aos leitores que se inscreveram, ficamos impressionados com cada história pessoal que líamos, sendo que era uma das obrigações para ser selecionado.
PARABÉNS MICHEL BOSSONE, de MARINGÁ, no PARANÁ. Sua frase foi a grande vencedora e você ganhará, exclusivamente grátis, a mais recente obra sobre o RMS Titanic no Brasil, lançado há poucos meses. Não se trata do valor desta leitura, mas o quão você poderá extrair deste belo trabalho. Se deleite com a leitura, você merece. A M.Books, Sociedade Histórica Brasileira do Titanic e Titanicfans lhe desejamos sucesso em suas escolhas, sua perseverança é o resultado de muito esforço e trabalho em sua vida.

segunda-feira, setembro 01, 2014

TITANIC DESCOBERTO HÁ 29 ANOS

1 DE SETEMBRO DE 1985 
1 de Setembro de 1985: O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard. Abaixo segue a lista de sobreviventes do Titanic que viram a notícia nesse dia e viram novamente o navio 73 anos e 6 meses depois de o terem visto pela última vez em Abril de 1912.
Eileen Lenox-Conyngham (desembarcou em Cherbourg em 10/4/1912);
Millvina Dean
Bertram Dean
Barbara West (Dainton)
Eva Hart 
Ruth Becker (Blanchard)
Alden Caldwell 
John Ryerson 
Lillian Asplund
Winifred Quick (Van Tongerloo)
Edith Brown (Haisman) 
Michel Navratil 
Hjalmar (Agnes Charlotta Bengtsson) Sandström 
Beatrice Sandstrom (filha de Agnes Sandström)
Louise Kink (Pope) 
Eleanor Schuman 
Louise LaRoche 
Marjorie Newell (Robb) 
Frank Aks 
Marshall Brines Drew