sábado, junho 07, 2014

CARTA DE AMELIE ICARD

CARTA DE SOBREVIVENTE DO TITANIC 
Aqui ficam algumas partes da carta que Rose Amélie Icard escreveu recordando-se da tragédia do Titanic: 
Página 1
O naufrágio do Titanic.
A recordação mais trágica das minhas viagens ao longo de 17 anos ao redor do mundo é a do naufrágio do Titanic.
Tenho 83 anos, mas é um momento da minha vida que nunca irei esquecer. Estava em Paris quando conheci, através de um amigo intérprete, a Sra. George Stone, viúva de um americano, presidente da Bell Cie, a companhia de telefone Cie, que procurava uma pessoa que desfrutasse viajar para que a acompanhasse.
O meu sonho estava prestes a se tornar realidade: decidi ir com ela para a América. É impossível listar... todos os países onde fomos.
No Inverno de 1912, estávamos no Egito; a nossa viagem foi à Terra Santa e terminou em Jerusalém.
Essa viagem inesquecível ao país de Jesus esteve muito perto de ser a última de todas elas.
Página 2
De volta à Europa, depois de ter estado em Paris e Londres, embarquei no Titanic em 10 de Abril de 1912.
Foi a Sra. Stone, que comprou os bilhetes em Londres, e disse-me, encantada, que iríamos embarcar no vapor mais confortável de todos.
Nas noites anteriores, eu tinha sonhado com a morte, com troncos abertos e rasgados: um pressentimento, talvez, me fez ver que não deveria ter embarcado no Titanic.
O Comandante Smith, estava prestes a se aposentar, e foi escolhido pela White Star Line para conduzir aquele palácio flutuante na sua primeira viagem. Eu ainda consigo
vê-lo, um homem afável, velho e bonito, com uma barba branca. Foi ele mesmo quem me ajudou a entrar no bote salva-vidas.
Durante os quatro dias que durou a travessia, da curta vida deste esplêndido transatlântico, tivemos festas, jantares cerimoniais de verdadeiro luxo, os vestidos eram sumptuosos, era um verdadeiro desfile de jóias brilhantes e de rios de diamantes dignos de um esplendor oriental.
Página 4
Perto das onze horas: Mrs. Stone e eu fomos para a cama. 
Três quartos de hora mais tarde, quando o navio viajava a toda a velocidade, um choque terrível nos atirou para fora da cama. Saímos com a intenção de descobrir o que estava a acontecer, quando um oficial que ia passando nos disse "Não é nada, volte para a sua cabine." Eu respondi "Ouve aquele som enorme, parece que está a entrar água no navio." No nosso retorno ao camarote, vi que a nossa vizinha do outro lado do corredor tinha ido para a cama. Asua filha chegou em pânico, gritando "Mãe, rápido rápido, levante-se é muito grave. "Ajudei a Sra. Stone a se vestir, ela tomou o seu colete salva-vidas e disse-me "Venha." Eu tremia, e ainda em roupão, peguei um casaco, o meu colete de salvação, e segui-a pelo convés.
Página 5
Lá eu encontrei a minha manta de viagem e o meu casaco de peles, do lado esquerdo na minha espreguiçadeira. O que veio a ajudar-me
milagrosamente como vim a perceber mais tarde. Sentimos sob os nossos pés o convés a inclinar-se para as profundezas.
Voltei ao camarote para recuperar as jóias da Sra. Stone mas felizmente, eu escolhi a escada errada e voltei ao convés a meio caminho. 
Felizmente para mim, porque eu nunca mais teria voltado.
Nesse momento assistimos a cenas inesquecíveis, onde o horror se mistura com o heroísmo mais sublime.
Mulheres, ainda em vestidos de noite, alguns apenas com a roupa de cama, mal vestidos, despenteados, perturbados, para embarcar nos botes.
O comandante Smith gritou: "Mulheres e crianças primeiro."
Firme e calmo, no meio da multidão, os oficiais e marinheiros estavam a tomar as mulheres e crianças pelo braço e a encaminhá-las para os botes salva-vidas.
Página 6
Perto de mim havia dois belos idosos, o Sr. e a Sra. Straus, proprietários da grande loja Macy de Nova Iorque, ela recusou-se a ir para o bote depois de ter ajudado a sua empregada. 
Ela colocou os braços ao redor do pescoço do seu marido, dizendo-lhe:
"Estamos casados ​​há 50 anos, nunca deixamos um ao outro, eu quero morrer contigo."
Semi-consciente, num bote vizinho foi colocada a jovem esposa do milionário J. Jacob Astor, retornavam da sua viagem de lua de mel, ela tinha 20 anos, ele 50. Ela agarrou-se a ele, e ele foi obrigado a afastá-la com força. 
Os músicos em casacos azuis, cintos e boinas, tocaram o belo hino Mais perto de ti, meu Senhor, Este é o grito da minha fé, Mais perto de ti.
Página 7
Os botes salva-vidas foram rapidamente descidos. Por milagre a Sra. Stone e eu nos encontramos no mesmo barco, onde havia cerca de trinta pessoas.
O oficial disse: "reme rapidamente, você só tem 25 minutos para salvar a sua vida." Tomei o remo e remei com tanta energia que as minhas mãos estavam a sangrar e os meus pulsos estavam paralisados; porque tivemos que remar para escapar do enorme abismo que iria ser aberto quando o Titanic se afundasse. Foi nesse momento que eu percebi que alguém estava escondido debaixo de mim. Eu não tive força para revelar a sua presença. Eu nunca soube quem foi o homem que salvou a sua própria vida dessa maneira.
À medida que nos afastamos no mar praticamente calmo, fracamente iluminado pela lanterna que o oficial segurava, eu não tirava os olhos do Titanic brilhando.
Página 8
De repente, ficaram as trevas, tudo inescrutável, gritos, gritos horríveis levantaram-se no meio dos ruídos do barco, foi assim. Às vezes, 43 anos depois da tragédia, eu ainda sonho com isso. À partida, dos 2.229 passageiros e tripulantes, apenas 745 foram salvos. Depois daquela noite de terror, na primeira luz, antes da chegada do Carpathia, que iria nos recolher atordoados, completamente esgotados, o nosso barco e alguns outros voltaram para o local da tragédia.
As águas estavam calmas, e nada poderia sugerir que o gigante dos mares tinha sido engolido ali. Sozinhas, na nossa frente, duas catedrais de gelo cintilando sob a primeira luz solar ofereceram um espetáculo de rara beleza.
Página 9
Quando estávamos reunidos na sala de jantar do Carpathia, cenas muito dolorosas aconteceram. As jovens estavam lá sem os seus maridos, mães sem os seus filhos; uma jovem mãe que uma onda levou o seu filho tinha enlouquecido, e confundiu uma criança que passou por ela com o seu filho perdido.
Alguns sobreviventes contaram a história dos momentos horríveis durante os quais todos os sentimentos humanos se opuseram.
Houve gestos sublimes, um estranho tirou o colete salva-vidas para dar a uma idosa que não conseguiu encontrar um lugar nos botes, e disse-lhe: "Ore por mim."
O bilionário Benjamin Guggenheim depois de ter ajudado no embarque das mulheres e crianças vestiu-se, e colocou uma rosa na lapela, para morrer. Um padre proferiu orações para os desaparecidos.
Página 10
O Carpathia, que estava indo para Gibraltar mudou de rumo para nos trazer de volta para Nova Iorque.
Eu não vou falar sobre a nossa chegada, onde testemunhei cenas comoventes, mais uma vez.
Para a Madame Ausein. Em memória de sua querida mãe com quem eu vivi este trágico desastre durante a noite de 14-15 Abril de 1912.
Rose Amélie Icard

Grenoble 08 de Agosto de 1955

Sem comentários: