sábado, fevereiro 01, 2014

MITO DESFEITO

video
MITO DESFEITO

Por mais de 100 anos permaneceu a dúvida desde o naufrágio do Titanic. Considerado o último mito por desvendar do Titanic, eis que agora chega ao fim. Seria Helen Kramer a menina Loraine Allison que se suponha ter morrido no Titanic? Quando o navio se afundou no Oceano Atlântico em 1912, todas as crianças de primeira e segunda classes sobreviveram, excepto Loraine Allison. Loraine tinha dois anos de idade quando na noite de 14 para 15 de Abril de 1912, os seus pais, desesperados sabendo que o navio se ia afundar, procuravam pelo seu irmão mais novo, Trevor de apenas onze meses e que fora levado por uma das criadas da família, Alice Cleaver, entrando num dos botes do navio sem o conhecimento destes. A busca desesperada custou a vida de Loraine e dos seus pais, cujos corpos, com excepção do pai, nunca foram encontrados.

Em 1940, uma mulher chamada Helen Kramer foi ao programa de rádio "We, the People" dizendo ser Loraine Allison. De acordo com a sua versão, ela teria sido salva por Thomas Andrews, que, ao contrário do que se acreditava, teria sobrevivido, com o nome falso de Sr Hyde que a criou e, anos depois, revelou quem ela realmente era.
Desde então, a senhora Kramer tentou convencer e provar à família Allison que ela era a menina desaparecida no naufrágio. Durante cinquenta anos, a família Allison sempre a considerou a história uma farsa e recusou-se a aceitá-la como sendo Loraine Allison. Helen Kramer veio a falecer em 1992 sem poder provar a sua identidade. Em 2012, no site da Encyclopedia Titanic, uma senhora chamada Debrina Woods, disse ser neta de Helen Kramer, e que pretendia avançar com o projecto dos testes de DNA. Debrina juntou toda a documentação que a sua avó tinha e que provaria ser Loraine Allison e continuou a sua luta de convencer os Allison que ela era descendente de Loraine. Agora a família finalmente soube a verdade. 
Um grupo de entusiastas do Titanic criou o Loraine Allison Identification Project para persuadir e encorajar os membros da família Allison a realizar um teste de DNA. 
Segundo o jornal The Telegraph os resultados foram conclusivos e apontaram que Helen Kramer e Debrina Woods não tinham qualquer parentesco com qualquer membro da família Allison.
"É ótimo resolver esse caso, mas não podemos esquecer que este é apenas um dos inúmeros casos trágicos do Titanic, o único mistério que permanece é quem foi Helen Kramer". 
disse Tracy Oost, fundadora do projeto Loraine Allison Identification, ao The Telegraph."
Assim, os momentos finais da família Allison são, muito provavelmente, os que podemos ver no vídeo deste artigo.

Temas relacionados: 
Loraine Allison entre os sobreviventes
Loraine Allison morta ou viva

Sem comentários: