sábado, janeiro 11, 2014

A MELODIA DESCONHECIDA

MÚSICA ESCUTADA NOS DESTROÇOS 
Escuridão... de repente surgem vindas de cima, duas luzes ténues em tom azulado que aparecem juntas e se tornam cada vez mais brilhantes... passam pelos nossos olhos descendo rapidamente em queda livre... são dois submersíveis... e à medida que descem no abismo negro, voltam a ser duas luzes fracas, como estrelas, e por fim desaparecem... É então que vemos os dois submersíveis russos, chamados MIR1 e MIR2 com investigadores espreitando pelas vigias e perscrutando vagarosamente o fundo do mar desconhecido, ao som do sonar e dos grandes propulsores. No meio de toda a escuridão, como uma aparição fantasmagórica, a proa de um navio aparece como uma faca afiada. Parece vir direita a nós, como se abrisse o sedimento como quando rasgava as ondas do oceano, elevando-se acima do mar como o fazia em 1912... O Titanic. 
Assim começa o filme de James Cameron, chamando a nossa atenção para o que estes homens procuram a quase quatro mil metros de profundidade. Para além da excelente música de fundo, concebida por James Horner, outros sons podem ser escutados como uma montagem perfeita e fantasmagórica, tais como o tilintar dos cristais dos candeeiros, algumas notas soltas do piano partido ou os violinos da banda a tocar Nearer My God To Thee. 
Foi a partir daqui, que uma melodia que se escuta nessas cenas, até ao momento permanece para mim um mistério. O primeiro momento em que podemos escutar este misterioso adagio, é quando os dois submersíveis passam ao lado do deck A a partir da proa, tal como na imagem acima. Depois escutamos claramente as notas de Nearer My God To Thee no deck dos botes onde a banda esteve nos seus momentos finais. Escutamos melhor a música desconhecida novamente quando o snoopdog entra pelas entranhas do navio e chega à suite de primeira-classe e fica diante da lareira, onde vemos um caranguejo albino Galathea passeando por ela. 
Quando saiu o cd "Gentlemen It Has Been a Privilege Playing With You Tonight, tive esperança que esta música surgiria na lista. A disposição das faixas do cd estão como na sequência do filme. Cheguei a pensar que as notas seriam de uma passagem da Song of Autumn, faixa nº14 desse cd, (tal como a nº10 Alexander's Ragtime Band, e que julgo serem os acordes das notas soltas do piano nos destroços - a original após o icebergue, está no cd Back to Titanic). Mas mais tarde, deparei-me com essa música no final de um documentário sobre o filme em Blu-Ray e percebi não ser a faixa 14. A par das músicas Oh You Beautiful Doll e Come Josephine in My Flying Machine que também ouvimos a banda tocar no filme, julgo que estes acordes tenham também sido produzidos por William Ross e não pela orquestra I Salonisti, mas não vem mencionada nos créditos do filme como as duas anteriores.
Em baixo deixo os links para escutarem a melodia desconhecida e caso conheçam o nome, que comentem.
Destroços do Navio 1 - Pode ser escutada aos 1'30
Destroços do Navio 2 - Pode ser escutada aos 1'20
Melodia Desconhecida - Versão do Documentário 

2 comentários:

Diogo de Souza disse...

Muito gira e relevantes teus posts Mário, obrigado por nos compartilhar e despertar para esses pequenos mas não menos importantes detalhes, daquele que para a maioria de nós, foi o Ponto Inicial para despertar uma paixão: o filme TITANIC 1997!
A propósito Mário, obrigado pelas explicações sobre as canções, contidas nos links que estão disponíveis nesse artigo do teu blog.

Mário disse...

Obrigado Diogo! Adorei teres usado o termo "muito giro" ahahah bem português.