sexta-feira, outubro 18, 2013

MEMÓRIAS DO TITANIC

ÚLTIMA PESSOA AINDA VIVA QUE VIU O TITANIC 
Nascida em 13 de Outubro de 1907, Mary Millar tinha quatro anos de idade, quando ela viu o Titanic com a sua mãe em 1912.
Uma das pessoas mais idosas que vivem na Irlanda do Norte, se não a mais velha, ela testemunhou as provas de mar do Titanic perto da sua casa em Ballywhisken, Millisle. 
Mary Millar ainda se lembra de perguntar à sua mãe por que apenas três das quatro chaminés fumegavam.
"Foi muito emocionante, porque o navio era inafundável, as pessoas estavam interessadas nele", disse ela .
Mary também diz que se lembra bem do destino da viagem inaugural do navio como sendo "uma tragédia terrível ".
Mary foi levada por amigos e familiares até ao Titanic Belfast no domingo passado para comemorar o seu 106º aniversário, e ela admitiu estar animada por estar no museu que conta a história do navio.
"Eu não esperava nada disto, eles não me disseram nada. Esperem até voltarmos para casa.", disse ela à jornalista da UTV, Judith Hill. 
O marido de Mary Millar, James também trabalhou no estaleiro Harland & Wolff por 40 anos, e ela acredita que o seu pai pode mesmo ter feito parte do projeto de construção do Titanic.
Tim Husbands, diretor executivo da Titanic Belfast, considera ter sido muito apropriada a comemoração do seu aniversário no museu.
"Claro que foi um grande privilégio participar do seu 106º aniversário, mas ter alguém que está tão intimamente ligado ao Titanic, enfatiza a autenticidade do lugar que temos aqui ", disse ele .
Husbands disse que contar histórias era uma parte importante do projeto do museu do Titanic.
"Ter alguém que ainda se lembra das provas de mar e que pode falar sobre as suas experiências, realmente ajuda a colocar o projeto Titanic no seu contexto", explicou.
"Ela é muito lúcida e as suas memórias muito interessantes, ela estava, obviamente, muito animada por ter visto o Titanic durante as provas de mar e de ser capaz de traduzir isso em palavras e com 106 anos de idade, é sem dúvida um grande feito e um grande testemunho. "

Sem comentários: