segunda-feira, julho 01, 2013

TERMINEI O TITANIC!

MODELO TITANIC 1/400 
No ano passado, através de um amigo, foi-me dado a conhecer o trabalho de Guilherme David, amante do plastimodelismo e que para homenagear os 100 anos do naufrágio, teve a excelente ideia de pintar um Titanic de chumbo numa escala incrível, veja mais aqui. Agora temos o retorno deste nosso amigo titânico, que me enviou um belíssimo email com imagens e fotografias muito boas do navio e que aqui partilho algumas linhas...
"Pois bem pessoal... Até que enfim, aquele kit do Titanic encostado (ou seria "encalhado"?) aqui em casa há uns dois anos finalmente "saiu" do estaleiro!
Quando comprei, o objetivo era montar em 2012 (centenário do naufrágio), mas por motivos técnicos (falta de ânimo mesmo), só terminei agora. Na coleção de um plastimodelista há alguns ícones históricos que não podem faltar, na minha modesta opinião, um modelo do Titanic, qualquer que seja a escala, é um deles. A história do navio de passageiros mais famoso do mundo todos conhecem, então não vamos enrolar muito com isso." 
Após um breve resumo do que foi, e ainda é o Titanic, este plastimodelista resolve colocar mãos à obra. A imagem no topo deste post é a arte da caixa do modelo que aqui vamos mostrar e montado pelo Guilherme David. "As partes são muito bem injetadas e já vêm nas cores próximas às que devem ser pintadas.

Os encaixes são precisos e sem dificuldades. Para o mastreamento, optei por substituir a linha que vem originalmente no kit (grossa e fora de escala) por fios de sutura, comprados em farmácias (se for comprar, peça o número 8,0). Pode parecer um detalhe bobo, um exagero, mas fazem grande diferença no aspecto geral do kit pronto, pois ele tem muitos cabos de estrutura e amarração que chamam bastante atenção do observador. Vejam só a diferença entre os fios." Após este seu comentário, veio-me à mente o cuidado que o Dr Guilherme teve no ano passado em que usou fios de cabelo para fazer os cabos do seu pequeníssimo modelo do navio. "A injeção do plástico é uma obra de arte, pois todos os camarotes e demais cômodos estão representados nos decks, dando uma boa noção ao modelista de como era a disposição do navio, a medida em que ele vai tomando forma (plastimodelismo é cultura!). 

Obviamente todos estes detalhes não serão mais visíveis quando o navio estiver pronto, mas é um privilégio que só quem monta o kit tem acesso; depois de pronto nunca mais..." O que mais impressionou o nosso amigo, foi o detalhe de cada peça do navio, com a disposição dos camarotes, as mesas e cadeiras representados na peça de cada piso do navio, os salões, a escadaria, e até o sentido de abertura das portas. Depois disso, começou a construção do navio pela ordem do kit. "Seguindo a ordem do manual, montei os reforços internos do casco e o berço de exposição. Segui com os guindastes de carga, onde adicionei plástico estirado para simular os cabos de tração." 
Depois seguiram-se as escadas e os decks... "Aí já comecei com os decks, onde posicionei as paredes nos locais apropriados e colei umas às outras, porém sem ainda fixá-las ao deck antes da pintura. A mesma coisa com a terceira chaminé que tem o maior número de tubulações externas e foi posicionada em seu local apenas para alinhar a colagem destas tubulações. Depois de seca a cola, pronto! As chaminés parecem iguais, mas são ligeiramente diferentes entre si; numerei para depois posicioná-las corretamente. Optei por iniciar a pintura das etapas já montadas e pintar as pequenas peças diretamente nos sprues.
Comecei pintando o amarelo das chaminés, segui com a base de cor "deck tan" (aqui foi tinta PVA mesmo) para depois fazer as discretas nuances de tonalidade da "madeira". Pois bem... (...) Não dá para se estender muito na montagem de um kit com tantas peças, mas o resto não é muito diferente do que foi falado até aqui, pois com a pintura pronta, foi só juntar todas as partes e retocar os pormenores com um pincel fino... Então, vamos às fotos dos "finalmentes"!" E aqui está o excelente resultado e um verdadeiro exemplo de que com  vontade conseguimos ter um Titanic. Cliquem nas imagens para verem ampliadas.  

2 comentários:

Eduarda ! * disse...

Nossa nem comento tal fato . Nem sei o que dizer . Só que quero um :/
Eu tinha uma miniatura do návio , mas a minha mãe acha que o Titanic é besteira e que eu estava louca e destruiu . Mas enfim , Logo mais eu ganharei outra .
Mas adorei o trabalho , Beijoos *

Unknown disse...

Olá eu ganhei um kit parecido e gostaria de saber quais foram as cores que você usou.PARABÉNS pelo trabalho.