sábado, junho 01, 2013

CRIANÇAS DO FILME

CRIANÇAS DO FILME 
Titanic de James Cameron foi lançado em 19 de Dezembro de 1997, mas filmado ao longo do ano de 1996. Durante o filme, podemos ver algumas crianças em variadas cenas. A primeira que podemos ver é a pequena Cora Cartmell e o seu pai Bert logo na partida em Southampton, mais tarde, na foto deste post, vemos um pai com uma menina em passeio, vemos depois mais crianças ao longo dessa cena de Jack e Rose passeando pelo convés, temos também a cena do menino que brinca no convés com o peão, da menina do chá, a menina que sorri quando vê o primeiro foguete descer dos céus, o menino que corre pela mão do pai nos corredores de colete vestido, os meninos irlandeses que a mãe conta uma história e que estavam no portão à espera de serem salvos, e a pequena menina que Caledon utiliza para se salvar num bote. Vejamos hoje no Dia da Criança, como passados 17 anos, duas dessas personagens cresceram, num contraste entre a terceira e a primeira classe. 
Alexandrea Owens nasceu em 1988, tinha 8 anos quando fez o papel de Cora Cartmell no Titanic. No filme de Cameron, a personagem Cora é uma menina que embarcou com o seu pai, Bert Cartmell e a sua mãe que não tem deixas no filme e não se sabe o nome. Viajavam em terceira classe. Ela ficou espantada com o tamanho do Titanic. Em Southampton, Cora corrige o seu pai quando este se refere ao Titanic como sendo um grande barco, dizendo que era um navio. Cora faz amizade com Jack Dawson a bordo, talvez depois que o vemos desenhar a ela e ao seu pai quando este vê pela primeira vez Rose no convés. Mais tarde dança com ele na festa. Quando Jack disse-lhe que ia dançar com Rose, Cora fica desapontada, então Jack diz-lhe que ela ainda é a sua namorada. Nas cenas extras do filme, Jack é visto a desenhar para Cora e o seu pai. 
Durante esta cena, Cora chama ao Jack de "tio Jack", mostrando assim que eles já tinham uma amizade mais forte durante aqueles dias juntos. Cora e seus pais afogam-se durante o naufrágio do navio quando ficam presos atrás de um portão de terceira classe (cena excluida). A cabeça da sua boneca é encontrada como parte dos destroços do navio na expedição de Brock Lovett. Cora é vista pela última vez no epílogo do filme, no paraíso do Titanic, segurando a mão de seu pai e sorrindo para Rose, enquanto acena. Ela tem a sua boneca consigo. Ellie Bensinger é a menina de cinco anos que Rose admira por cima do ombro da sua mãe Ruth, quando tomam chá na tarde de domingo no lounge do Titanic ao som da música Vision of Salome. O nome dado à menina para o filme foi de 'Tea Room Girl.' (a menina da sala do chá). Ela está com a sua mãe que lhe ensina as boas maneiras, como uma menina da alta sociedade, compondo as costas para que se sente direita, saiba dobrar o guardanapo e pegar na chávena de chá, e isso faz Rose pensar na sua vida. Na verdade, não foi apenas Ellie que entrou no filme, a sua mãe que a acompanhava nas cenas acabou por ter o seu papel. Numa engraçada coincidência, precisavam de uma mãe para a menina, Cameron olhou para um grupo de senhoras nos bastidores e apontou para a mãe de Ellie dizendo: "Esta senhora pode fazer de mãe da menina." Ellie correu logo para os braços dela "Mãe, mãe!" foi então que Cameron espantado perguntou: "Esperem! Esta senhora é mesmo tua mãe?" Cameron não fazia ideia de quem era a mãe de Ellie e tinha escolhido ao acaso. Ellie Bensinger nascida em 1991, só pode ver o filme muitos anos mais tarde, pois não tinha idade para o ver que era para maiores de 13 nos Estados Unidos, (em Portugal marcado para maiores de 12). Ela recorda-se que apenas viu o filme em VHS, e apenas podia ver até à parte em que Rose e Jack faziam amor. Durante muito tempo acreditou que o filme terminava assim. 
Até que aos 13 anos, lhe foi permitido ver o filme completo e recorda-se hoje como foi um pouco chocante ver o final e toda a tragédia. Ellie lembra-se de conversar com Rose, quando lhe arrumavam o cabelo para a cena. "Eu fui para a sala de cabelo e maquilhagem e Kate estava lá, com o seu cabelo pronto", disse ela. "Eu fui e sentei-me no balcão na frente dela e ela e eu conversamos por algum tempo, enquanto lhe faziam o cabelo. Só me lembro que ela tinha uma maquilhagem branca no rosto e ela parecia uma boneca de porcelana. Lembro-me de pensar que ela era a mulher mais bonita do mundo. Chamei-a de "a minha amiga, senhora anjo". 
Esta cena do filme, apesar de bela, é um erro. Apenas existia uma menina a bordo da primeira-classe, Loraine Allison, e contava com apenas 2 anos e não com cinco como no filme. Loraine faleceu no Titanic. 

3 comentários:

Mariane disse...

Adoro as histórias dos "bastidores" dos filmes que eu assisto,só me faz gostar mais dessa obra de arte que é o cinema .
E saber sobre essas duas menininhas então.

http://criticascomblablabla.blogspot.com.br/

Eduarda ! * disse...

Mário sobres essas crianças . No filme tem duas crianças , um menino e uma menia , com sua mãe indo dormir durante o naufrágio , você tem algo sobre elas ?

Mário Monteiro disse...

tentarei saber ;)