sábado, dezembro 08, 2012

ROBINSON TITANIC

ROBINSON TITANIC JP VEIGA 
Foi há cerca de dois anos que fui contactado para ajudar um autor com uma ideia genial para um livro sobre o Titanic. Algo inédito, fugindo ao tema tradicional do navio. Quando se pega em um livro do Titanic, pensa-se: terá um capítulo sobre a sua construção, outro sobre a sua viagem inaugural, o luxo e os passageiros, o icebergue, o afundamento, as vítimas, e por fim algo sobre os destroços no fundo do mar. Desengane-se se achar que Robinson Titanic é um desses modelos convencionais! Quando fui convidado a participar na supervisão do livro, contribuindo com fotografias, musica ambiente, e aconselhamento sobre locais do navio, estaria longe de imaginar que teria o privilegio de escrever o texto de orelha para o livro! O projecto foi nascendo, e se tornou adulto. Li o livro, me apaixonei.  Certa manhã, recebo a notícia que já existia uma editora. Mas JP Veiga precisava de um rosto, de uma capa que só existia na mente do autor JP Veiga quase que ao mesmo tempo que o livro. Lembrei de um amigo de muitos anos, um artista talentoso também ele apaixonado pelo Titanic, Marlon Delano. Apresentei alguns trabalhos dele ao meu amigo JP Veiga, Marlon seria o homem indicado para passar para o papel essa criança por nascer, e assim veio ao mundo a capa do livro. A "viagem inaugural" desta aventura ficou prevista para Setembro, depois adiada para Outubro, e por fim com contratempos, estaremos todos a bordo para partir dia 15 de Dezembro às 17 horas na Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall na cidade do Rio de Janeiro/RJ. 
É uma honra muito grande saber que graças ao TitanicFans, do qual sou proprietário, contribui com o texto de orelha para o livro:

"Convidamos o leitor a se deixar levar pelas veredas da realidade e da fantasia. A ser o Olhar que perscruta toda a história e a ter a autonomia para dar continuidade a este mundo que lhe é apresentado, podendo realizar o final que quiser. Os sons são descritos com detalhes e precisão, como se pudéssemos ouvir todos os sons elaborados em cada página e experimentar mais intensamente o clima destes momentos da narrativa.
Fugindo ao tratamento convencional dado ao tema Titanic, Robinson Titanic traz uma golfada de ar fresco ao assunto. A par como o livro Raise the Titanic (Resgatem o Titanic) entre outros que abarcam novos assuntos tendo como ponto de partida a história do Titanic, Robinson Titanic reúne mistérios e mitos criados em redor do malogrado navio, criando a partir deles uma nova história, contemporânea, com personagens envoltos em passados obscuros que vamos conhecendo, e entendendo a loucura que os move.
Uma leitura que se recomenda ser feita de mente aberta, sem criar expectativas de ser mais uma história do Titanic tradicional, este livro pode ser também o despertar da vontade de querer conhecer mais o mundo por detrás da tragédia que ocorreu naquela madrugada fria de 15 de Abril de 1912 onde cerca de 1500 pessoas morreram." 
Apelo a todos que possam, que façam uma visita, comprem o livro e recebam um autografo do escritor e ilustrador, JP Veiga. Quem não puder, procure nas livrarias. Aqui ficam os dados: 
Lançamento do Livro: 
Robinson Titanic 

Cidade: Rio de Janeiro/RJ 

Data e Hora: Sábado, 15 de Dezembro às 17h 

Autor: JP Veiga 

Editora: Escrita Fina 

Loja: Shopping Fashion Mall - Estrada da Gávea, 899 - São Conrado 

Local: Espaço de Eventos 

Mais informações em: Livraria Cultura 

Página no facebook do evento: Evento Robinson Titanic 

Comprar online: Livraria Folha 


Expresso aqui o meu profundo agradecimento ao autor e proponho um brinde ao Robinson Titanic, com todos os que participaram deste projecto!

"To making it count!" 

(expressão usada pela personagem Rose na cena do brinde do filme Titanic de James Cameron).

6 comentários:

Anónimo disse...

Incrível,eu moro em salvador mais comprarei o livro por aqui mesmo. Achei ele no site da Livraria cultura,foi super por acaso mesmo,vi o titulo e fui pesquisando e pesquisando pois o Titulo é muito "estranho" ate que cheguei aqui no meu blog preferido do Titanic. Estou curioso para ler este livro.

Eduarda ! * disse...

Alguém por favor me fla preciso desse livro , me diz como compra online , nunca comprei nada online , me diz por favor ... Preciso muito desse livro de aniversário !

Eduarda ! * disse...

Acheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei !

Mário Monteiro disse...

Foi rápido Eduarda Maria! :) espero que goste! :)

Eduarda ! * disse...

Rs rs rs , eé como o Gleiton disse fui no site da Livravia Cultura e e encontrei , mas na Livraria Folha não.
Ah Mário tenho certeza que vou gostar viu !

Mário Monteiro disse...

Eu também ainda espero o meu :) que sei que está quase chegando.