sábado, dezembro 01, 2012

FOTO DO ICEBERG QUE AFUNDOU O TITANIC VAI A LEILÃO

FOTO DO ICEBERG QUE AFUNDOU O TITANIC VAI A LEILÃO 
A primeira foto do iceberg que afundou o Titanic será leiloada em New Hampshire, nos Estados Unidos, no dia 13 de dezembro. O registo foi feito em 12 de abril de 1912, dois dias antes da colisão do enorme pedaço de gelo com o maior navio do mundo até então. O lance inicial será de US$ 8 mil. A foto, em preto e branco, mede 24 x 20 centímetros e foi tirada pelo capitão do navio a vapor S.S. Etonian, W. F. Wood, em abril de 1912. A imagem ainda contém as anotações feitas pelo capitão sobre a localização do iceberg e do naufrágio do Titanic. Antes da descoberta da foto, o iceberg era retratado apenas por dois desenhos feitos por um marinheiro e um vigia que trabalharam no Titanic. 
Na descrição do leilão, o site RRAuction se refere à fotografia como “assustadoramente semelhante” aos esboços de Frederick Fleet, o vigia do Titanic que viu o iceberg, e de Joseph Scarott, um marinheiro do Titanic que também viu a montanha de gelo passar de raspão nessa noite. Esses desenhos estão reproduzidos nas páginas 140 e 141 do livro ‘Titanic: Triumph and Tragedy’ (sem título em português). 
Existem outros suspeitos que podem se candidatar ao assassino que feriu o golpe mortal no casco do navio. Chegou a comentar-se que um dos icerbergues suspeitos teria até marcas de tinta vermelha do casco do Titanic. James Cameron baseou-se num dos suspeitos para fazer o icebergue do seu filme. Nunca se saberá ao certo a forma verdadeira que ele teria, mas é estranhíssimo como é que esta situação se perdeu na História já que os dois vigias que o avistaram sobreviveram. 
A imagem desse monstro deve ter permanecido na memória de Fleet e Lee por todas as suas vidas, mas nunca capazes de poder reproduzir fielmente a forma desse enorme bloco de gelo que esperava o Titanic no Atlântico Norte. O especialista no tema, Stanley Lehrer disse ao jornal Daily Mail que acredita ser este o iceberg que afundou o Titanic. Além da fotografia, também serão postos à venda outros 400 objetos relacionados ao navio, entre eles peças de roupa dos passageiros e mobília da embarcação. Em abril passado, em um leilão similar, foi vendida uma passagem original para o Titanic por US$ 56.250 em New York. 
Para o Cláudio Alves 

2 comentários:

Mariane disse...

Nossa,que triste mas emocionante :)

Eduarda ! * disse...

See não fosse tão caro e se eu tivesse condiçôes em lugar para essa iceberg eu queria '