sábado, agosto 25, 2012

RELÓGIO EM EXIBIÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ

 RELÓGIO EM EXIBIÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ
O relógio de bolso do passageiro do Titanic John Chapman, que parou e congelou para sempre no momento exato em que ele mergulhou no mar, está em exibição pela primeira vez. John Chapman, de 37 anos, viajava no trágico navio em busca de uma nova vida nos Estados Unidos com sua a nova noiva Lizzie Chapman de 29 anos. A Lizzie foi-lhe oferecido um lugar num bote salva-vidas, mas depois de perceber que o seu novo marido não tinha permissão para se juntar a ela, ela disse: "Eu não vou também". O casal embarcou em Southampton em segunda classe sob o bilhete número 29034 que custou £ 26, comprado à White Star pelo agente de viagens George & Co de Liskeard. Quando Elizabeth Chapman (Lizzie) foi colocada no bote 4, percebeu que tinha de ir sozinha, virou-se para a sua amiga Emily Richards e disse: "Adeus Sra. Richards, se o John não pode ir, eu não vou também." O casal afogou-se minutos depois, quando centenas de pessoas se atiraram ao mar. Este momento foi literalmente congelado no tempo depois que o relógio de bolso de Chapman parou precisamente às 01:45 em 15 de abril de 1912.
O corpo de Chapman, e o relógio de bolso, foram posteriormente recuperados, embora o corpo da sua mulher nunca foi encontrado. A história de Chapman foi usada mais tarde como inspiração para dois personagens recém-casados ​​no filme Titanic de 1958 "A Night To Remember".
Residente em St Neot, Cornwall, estavam de partida para o  isconsin, depois de se terem casado um ano antes, e esta viagem era como se fosse a lua de mel.
O sobrinho neto de Chapman, William Sargent, de Londres, disse que a Lizzie Chapman foi dada a chance de sobreviver por causa da lei mulheres e crianças primeiro, mas recusou. Ele disse: "O relógio de bolso foi enviado de volta junto com outros objetos pessoais, uma vez que o corpo foi encontrado, e agora tem sido passado de geração em geração como uma relíquia preciosa. O meu pai, John Chapman, tornou-se o herdeiro após que o seu tio morrera no Titanic. O meu pai nunca gostou do mar e sempre disse que sentia raiva. Acho que qualquer um que soubesse que seu tio e tia tinham morrido no famoso navio, pensaria assim."
John Chapman já tinha emigrado para o Canadá em 1906, antes de se casar com a sua namorada Sarah Elizabeth Lawry no ano de 1911 em Boxing Day, Liskeard, Cornwall. Eles resolveram ir para a América para estarem perto do irmão de Lizzie e tinham em mente comprar uma fazenda e começarem uma família todos juntos. 
Agora, o relógio está em exposição pela primeira vez na nova galeria Titanic Honour and Glory no National Maritime Museum, em Falmouth, Cornwall. O diretor do Museu, Jonathan Griffin disse: "Titanic é uma história com muitas histórias diferentes lá dentro - talvez já não seja o maior desastre marítimo de sempre, mas é o que tem mais histórias pessoais emocionantes."

1 comentário:

Ana Rita Correia disse...

História impressionante. Ver o relógio assim parado dá arrepios...