sexta-feira, julho 27, 2012

EVA CHARBO E O TITANIC
Em 30 de Dezembro de 1979, em entrevista ao programa Fantástico da Globo, uma suposta sobrevivente do Titanic relata como escapou ao naufrágio na época com a idade de apenas 14 anos. Esse vídeo, em anos mais recentes, voltou a circular pela web gerando questões e polémicas. O TitanicFans recebeu um comentário sobre a dita sobrevivente e resolveu criar um post sobre o assunto. Está mais que comprovado que esta senhora, já falecida, jamais esteve a bordo com a sua mãe no Titanic. Em análise ao vídeo vejamos porque este depoimento se trata de uma farsa comprovada. 
1 - Não consta da lista de passageiros e tripulantes do Titanic ninguém com o nome Eva Charbo com 14 anos de nacionalidade espanhola, registada no Brasil que se fizesse acompanhar de sua mãe.
2 - As únicas sobreviventes do sexo feminino com 14 anos são:
Adele Nasser (née Achem)
Jamila Nicola-Yarred ("Amelia Garrett")
3 - Na reportagem, Eva Charbo refere que o seu aniversário seria no dia seguinte ao dia 14 de Abril de 1912 como escrito no papel de jornal. De acordo com a lista dos passageiros com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos apenas se registam como sobreviventes do sexo feminino com 13 anos:
Lucile Polk Carter
Madeleine Violet Mellinger 
E como sobreviventes do sexo feminino com 15 anos:
Adele "Jane" Najib Kiamie
Banoura Ayoub Daher
Edith Eileen Brown
Selini "Celiney" Yazbeck (née Alexander) 
4 - Eva é mencionada como brasileira de registo mas espanhola de nascença. Não existem registos de nenhum brasileiro a bordo do Titanic, apenas 4 portugueses, 3 em terceira-classe, e um em segunda-classe com destino a São Paulo, todos eles do sexo masculino. Constam 8 espanhóis no Titanic todos de idade adulta. 
5 - Não se tem notícias de um navio pescador de bacalhau que tenha resgatado sobreviventes. O único navio próximo ao local do naufrágio e que fugiu e ainda é um mistério, era o Samson, um navio pescador de focas.
6 - Nenhum dos sobreviventes foi resgatado por algum navio direto na água, todos já estavam nos botes salva-vidas quando o Carpathia chegou. Seria de todo impossível que alguém sobrevivesse tanto tempo na água gelada, sendo que o Carpathia foi o primeiro que chegou ao local. Se por um momento isto fosse verdade, porque foram apenas as duas, mãe e filha, as únicas pessoas salvas pelo navio misterioso que referem? Mais ninguém viu esse navio?
7 - Nenhum sobrevivente relata em algum momento se lembrar de uma menina bailarina que animasse as festas do Titanic.
8 - Estranhamente Eva Charbo e a mãe não tinham coletes salva-vidas, e Eva ofereceu o seu para sua mãe quando esta saiu do camarote. Todos os camarotes, mesmo os de terceira-classe dispunham de coletes salva-vidas. A mesma indica que colocavam as mulheres nos botes, mas tanto ela como a mãe se atiraram na água.
9 - Eva Charbo viu o comandante ir para o fundo com o Titanic. Não se sabe ao certo o que aconteceu com o comandante. Um sobrevivente disse que ele se suicidara com um tiro na cabeça antes do navio ir ao fundo, outro disse que o viu na ponte de comando antes do fim, mas alguém que passou por lá pouco depois diz não ter visto ninguém na ponte, teve também quem dissesse que ele retirou um bebé das águas o colocou em um bote e se afastou, outros que o viram perto do bote virado B mas que nem sequer tentou subir para cima, apenas disse «Bons rapazes. Amigos.» e se afastou. Como foi que Eva Charbo viu o fim do comandante se ela estava nadando ocupada com a mãe que não sabia nadar?
10 - Numa breve pesquisa na internet, nada mais se encontra sobre Eva Charbo no Titanic, excepto esta notícia do Fantástico, a única sobre o assunto, tudo o resto são chats sobre esta entrevista. O que levanta muitas dúvidas sobre a veracidade da entrevista especulando-se que a mesma tenha sido forjada pela Globo. A entrevista a esta senhora idosa é muito breve e muito vaga, sem grandes detalhes que evidencie ser sobre o Titanic. Nem se coloca em causa se esteve ou não a bordo.
No final da peça, é referido que esta velhinha sobrevivente vive os seus últimos dias numa casa de retiro para artistas. Isto lembra a célebre cena no filme Titanic de James Cameron em que Lewis Bodine, membro da expedição do Titanic, quando Rose está para chegar de helicóptero afirma a Brock Lovett: "É uma mentirosa! Uma louca à procura de dinheiro ou publicidade e sabe Deus o quê. Como aquela russa, a Anastasia. É uma mentirosa bem velhinha (...) esteve a trabalhar como atriz. Atriz, eis a primeira pista." 
Em 1979 havia informação suficiente para se saber que o Titanic, que afundou na noite de 14 para 15 de Abril de 1912, não tinha ninguém de nome Eva Charbo nascida no Brasil na lista de passageiros, e que o único navio de resgate foi o Carpathia. É necessária a resposta à seguinte questão: - Como a equipe do Fantástico, com os meios disponíveis pela Globo na época, achou Eva Charbo? A história de Cameron consegue enganar melhor que esta produzida pela Globo.

21 comentários:

A n i m e - M a c disse...

Meus parabéns, melhor blog que já vi!

Mário Monteiro disse...

Obrigado Anime-Mac! =)

A n i m e - M a c disse...

Você tem talento Márcio, eu considero este o melhor blog não pelo fato de eu ser obcecado pelo Titanic e como ele afundou mais como você cuida do blog, sem falar que já faz tanto tempo e você não desistiu do blog, parabéns. você merece (=

A n i m e - M a c ! disse...

Errei é Mário. hehe' ^^

Mário Monteiro disse...

Muito obrigado pelo apoio e elogio e carinho ^^

Anónimo disse...

Eu realmente não duvido e nunca vou afirmar piamente por inveja ou qualquer outro sentimento banal que a Dona Eva Charbo realmente viajou ou no Titanic no dia da tragédia!

Anónimo disse...

Faustin Joseph Godefroid Havelange, comprou uma passagem para Nova York e de lá pegaria outro navio para o Peru, mas ele perdeu o trem em Liège na Bélgica e não teve como atravessar o Canal da Mancha a tempo para o embarque no Titanic. Esse sobrevivente era Pai de João Havelange, brasileiríssimo, ex-presidente da entidade máxima do futebol, a FIFA.

Mário disse...

Obrigado pela contribuição Paulo, não conhecia essa história, muito obrigado.

Unknown disse...

Eu quando vi o vídeo no you tube, achei muito estranho por que o vídeo não tem nem 3 minutos e não mostra detalhes. Eu sou Brasileira moro no Rio grande do Sul e eu já procurei várias vezes sobre ter algum passageiro Brasileiro. Parabéns querido Mário! Amo este blog. Entro nele todos os dias

Mário Monteiro disse...

Obrigado pelo apoio querida Daniela, beijos daqui de Portugal =)

O naufrágio do Titanico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O naufrágio do Titanico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O naufrágio do Titanico disse...

Os Jesuítas tramaram a descida do Titanico as águas do Atlântico. O comandante do navio pertencia a ordem jesuítica e já sabia o que ia acontecer.

A verdadeira história do TITANIC pode ser encontrada no youtube: TITANIC O MEGA SACRIFÍCIO.

Mário Monteiro disse...

É uma teoria, mas a qual eu nunca percebi o verdadeiro objetivo de provocar tal acidente.

Mily disse...

ouvi dizer que um jornalista brasileiro que só é brasileiro por que se criou pra cá também é sobreviveu e nunca come tou porque era triste falar sobre o que aconteceu não lembro o nome dele

Vitor FF disse...

Pq vc acha que ela inventaria algo assim? Que quase morreu eu acho que ela esteve sim lá, não tem como comprovar que não. Vc não era o cara que ficava com a lista do Titanic marcando as pessoas que iam ou não entrar

Unknown disse...

Ótima matéria investigativa. Parabéns

Edson Gonçalves Pinheiro disse...

Concordoplenamente com você: pra que essa senhora iria mentir sobre um assunto muito triste quanto esse? E realmente ela demonstra estar sendo sincera!!!

Unknown disse...

Jamais ninguém irá saber se isso é verdade ou não. Só Deus mesmo.🙏

Marcello TH disse...

Bom, vamos aos fatos, pra começar essa mulher tem 80 anos...quem consegue lembrar de alguma coisa claramente nessa idade? A cabeça da gente tem a capacidade de até mesmo criar fatos e versões de coisas diferente de como imaginamos,ainda mais com 80 anos...

E...lista de passageiros - número exato de mortos no naufrágio é incerto devido a vários fatores, como confusão sobre a lista de passageiros, que incluía nomes de pessoas que cancelaram a viagem no último momento e o fato de alguns passageiros terem embarcado sob pseudônimos. O número total de mortos já foi colocado entre 1490 e 1635 pessoas. O número mais aceito é aquele da Junta Comercial britânica é 1514 mortos, e isso dá pano pra muitas teorias



Rodrigo disse...

É matemática simples e está tudo na matéria. É dito que ela tem 81 anos em 1979 e tinha 14 em 1912. Nunca que a conta vai fechar, porque se ela tinha 14 em 1912, em 1979 ela teria uns 70 e pouco e não 81. Mas a melhor parte é que não fala sobre a carreira dela após o Titanic, mas deve ter sido atriz, afinal estava morando no Retiro dos Artistas. Grande atriz, de fato!