sábado, maio 05, 2012

"EIS O TITANIC" 
No dia 9 de Janeiro de 2011 Irenilson Valente um amante do plastimodelismo integrante da associação A.M.M.E, em Macaé RJ - Brasil deixou-nos a seguinte mensagem: "Boa noite. sou plastimodelista e estava fazendo uma pesquisa quando me deparei com o site. Achei muito legal os Titanicos e os comentários sobre navios e afins." Desde então que mantemos contacto com "Nilson". Já aqui colocamos alguns de seus trabalhos ligados ao Titanic e a outros navios numa entrevista que o nosso amigo nos deu em exclusivo, veja aqui: Plastimodelismo.  Por estes dias, recebi um e-mail deste artista a respeito de um amigo seu, outro grande artista por sinal, o jovem Dr Guilherme David. 
Segundo o nosso amigo Nilson, o jovem Dr Guilherme é eclético no plastimodelismo e monta de tudo, aviação, militaria, naval, e tem sido "um expoente na associação e em outras associações por este Brasil e trabalhos em sites além mar." Ora pois que, além mar, chegou-nos a Portugal o seu trabalho. E não poderíamos deixar de o divulgar aqui para o resto do mundo em português. 
Ao que parece, diz-nos Nilson, no embalo dos muitos documentários que passaram no mês de abril sobre o Titanic, no Nat Geo, History e Discovery, o Dr Guilherme resolveu também ele comemorar os 100 anos da tragédia de um modo original: tendo na sua posse há um ano uma pequena coleção de navios de chumbo em caixinhas plásticas pouco maiores que caixas de fósforos, resolveu pintar os navios em escala de 1/4800.  
Dentre outros navios da Kriegsmarine e Royal Navy estava o Titanic. Impressionante mesmo é que este Titanic apenas tem 5,5cm! E o Dr Guilherme não se conteve apenas em pintá-lo! Com uma pequena broca, fez dois furos no navio e usando duas varetas de latão fez os mastros do Titanic, e para o tornar ainda mais pormenorizado era necessário o "encordamento" do navio, como ele diz. Mas sendo um navio tão pequeno, que espessura de corda se poderia usar para ligar os mastros entre si e à proa do navio? Fios de cabelo! Com arte e engenho que só um artista em plastimodelismo conseguiria empreender, o Dr Guilherme dá-nos a conhecer o resultado final. O entusiasmo foi tal, que todos os outros navios das caixinhas tiveram a sua pintura esperada. Parabéns Dr Guilherme pelo excelente trabalho e pela forma original de celebrar 100 anos de Titanic!

6 comentários:

Ana Rita Correia disse...

É impressionante... Parábéns ao autor :)

Maria disse...

Mário , eu queria fazer uma parceria e criar um site , você topa ?

Maria disse...

É a Laura , to na conta da minha irmã

Mário Monteiro disse...

no que puder eu ajudo =)

Laura disse...

aceita parceria ? http://bloglucyhale.blogspot.com.br/

Mário Monteiro disse...

parceria feita =)