domingo, fevereiro 26, 2012

NOMADIC

NAVIO AJUDANTE DO TITANIC RESTAURADO
Aqui está a mais recente foto do Nomadic, o último navio existente da White Star Line que até há bem pouco tempo encontrava-se no rio Sena como restaurante flutuante.
O SS Nomadic (SS= Steam ship) foi um navio da White Star Line. Foi construido junto com a Classe Olympic. O diferencial do SS Nomadic que merece destaque é que ele foi o navio que ficou encostado no Titanic, durante a sua trajetória para Cherbourg. E ele ainda existe!
Foi dos últimos navios junto com o seu irmão Traffic que ficou perto do Titanic, antes da tragédia.
O SS Nomadic fora construído nos estaleiros da Harland and Wolff, tal como a classe Olympic. Ele foi lançado em 25 de Abril de 1911 e foi entregue em 25 de Maio. Tinha 67 metros de comprimento por 11,3 de largura, com um peso bruto de 1.273 toneladas. Sua velocidade máxima era de 12 nós, com três hélices.
O SS Nomadic foi utilizado para transportar passageiros de primeira classe no Titanic e no Olympic. Por tal, seu interior foi requintado. Ele também foi utilizado na primeira guerra mundial.
Em 1927, foi vendido para a Compagnie Cherbourghoise de Transbordement, e depois vendido para a Société Cherbourghoise de Remorquage et de Sauvetage em 1934. Também foi usado na segunda guerra mundial. Voltou ao serviço da Cunard White Star (a White Star e a Cunard se fundiram em 1934), onde ficou ao serviço do RMS Queen Elizabeth.
Desde então, o SS Nomadic permanecia ancorado em Paris, primeiro como restaurante e depois abandonado, até que recentemente voltou aos estaleiros que o criaram e tem sido restaurado com efeitos para a sua reabertura no centenário do Titanic.

4 comentários:

Anónimo disse...

ele esta igualzinho como era em 1912

Mário Monteiro disse...

sim, como ele realmente era!

Ana Rita Correia disse...

Sério? Finalmente :)
Era uma pena a forma como ele estava, tendo em conta a história que transporta.

Anónimo disse...

que bom