domingo, julho 24, 2011

BIBLIOTECA TITANIC
Livros Internacionais do Titanic que valem a pena ler e quem sabe oferecer:
A Night to Remember, Walter Lord, Henry Holt and Company, New York 1955.
The Titanic: End of a Dream, Wyn Craig Wade, Penguin, New York, 1979 & 1986.
The History of the White Star Line Robin Gardiner, Ian Allen Publishing, 2001.
The Discovery of the Titanic, Dr. Robert Ballard.
The Titanic and the Californian, Peter Padfield.
The Sinking of the Titanic, L. Marshall, John C. Winston Co., Philadelphia 1912.
The Wreck and Sinking of the Titanic: The Ocean’s Greatest Disaster, M. Everett, L.H. Walter, Chicago 1912.
The Truth About the Titanic, Mitchell Kennerly, Colonel Archibald Gracie, New York 1913.
Titanic Voices: Memories From the Maiden Voyage, Hyslop, Forsyth, and Jemina, St. Martin, New York 1997.
Titanic Survivor: The Memoirs of Violet Jessop-Stewardess, Violet Jessop, V.Boronia Press, ACT, 1997.
Titanic and Other Ships, Commander Charles H. Lightoller, C.H.Nicholson and Watson, London 1935.
Titanic: An Illustrated History, Ken Marschall and D. Lynch, Madison Press Books, Toronto 1992.
The Shipbuilder, May, 1911.
Jane’s Fighting Ships, 1914-1950.
North Atlantic Passenger Liners Since 1900, Allan, 1972.

Ao Matheus Treuk.

domingo, julho 17, 2011

RUBÁIYÁT DE OMAR KHÁYYÁM
Segundo a lenda, uma cópia valiosíssima do poema árabe Rubáiyát de Omar Khayyám era transportada no Titanic. A quem pertenceria? Na lista de passageiros podemos encontrar claramente 79 pessoas cujo nome é herdado do árabe, mas fontes indicam que estavam 165 árabes a bordo do Titanic sobrevivendo apenas 38. Contudo no livro "Titanic - Women and Children First" oficialmente constavam 154 sírios no Titanic e destes 29 se salvaram: quatro homens, cinco crianças e vinte mulheres. Na sua larga maioria, todos embarcaram em terceira-classe excepto quatro em segunda-classe. Outros dizem que o livro era uma encomenda de um investidor judeu que o fez transportar no Titanic para o receber em Nova Iorque. O livro serviu de mote até para um jogo para computador Titanic Adventure Out Of Time. O Rubáiyát era maravilhoso de um valor inestimável, continha 1051 pedras semi-preciosas colocadas e era folheado a ouro de 18 kilates, era colorido com 5000 peças e os ornamentos em ouro de 22 kilates. Mais maravilhoso que o livro em si, eram os seus poemas, seguem abaixo alguns trechos.
RUBÁIYÁT I
Debaixo de um arbusto, um pão e uma garrafa
de vinho e os meus poemas: tudo o que preciso.
E tu, que do meu lado cantas no deserto,
e o deserto se torna, então, no paraíso.
RUBÁIYÁT II
Entrado no universo, sem saber porquê,
nem de onde, tal qual a água, queira ou não, a fluir;
e fora dele, como o vento em descampado
soprando, queira ou não, sem saber para onde ir.
RUBÁIYÁT III
No céu, à mão esquerda da alvorada; eu sonho.
Na taberna, uma voz escuto na algazarra:
“Despertai, meus pequenos, e enchei bem o copo
antes que seque o vinho da vida em sua jarra”.

Ah! Enche o copo! De que serve repetir
que o tempo sob os nossos pés já vai fugindo?
O amanhã não nasceu e o ontem já morreu,
por que me hei-de importar, se o dia de hoje é lindo?

E ao côncavo invertido que se chama céu,
sob o qual rastejaram o vivo e o que morreu,
não ergas tuas mãos, pedinte. Ele é impotente
no seu girar, tal qual o somos tu ou eu.

O dedo que se move escreve, e, tendo escrito,
se vai. E toda a argúcia e piedade, entretanto,
não o trarão de volta a mudar meia linha,
nem as palavras podes apagar com o pranto.

E se o vinho que bebes, o lábio que oprimes
findam nesse nada que a tudo dá sumiço,
imagina, então, que és; não podes ser senão
o que hás-de ser: nada. Não serás menos que isso.

Façamos o que é mais do que ainda há por fazer
antes que também nós ao pó vamos enfim.
O pó vai para o pó, sob o pó vai jazer
sem vinho, sem canções e sem cantor... sem fim.

É tudo um tabuleiro de noites e dias;
os homens são peças, e o fado temerário
com elas joga, e move, e toma, e dá o mate,
e uma a uma as recolhe, e vai guardar no armário.
Façamos o que é mais do que ainda há por fazer
antes que também nós ao pó vamos enfim.
O pó vai para o pó, sob o pó vai jazer sem vinho,
sem canções e sem cantor... sem fim.

domingo, julho 10, 2011

ENCONTRADO TELESCÓPIO DO CAPITÃO NO SOTÃO
Um telescópio que pertencia ao capitão do Titanic foi encontrado num sótão velho e empoeirado. O óculo de bronze, mantido numa caixa velha de uma garrafa de uísque, tem o nome de "Edward John Smith". Ele também tem uma imagem gravada do navio irmão do Titanic o RMS Olympic que Smith comandou por dez meses. A luneta foi identificada pelo leiloeiro John Crane depois que ele foi convidado a avaliar os pertences de um parente distante do Capitão Smith. Espera-se arrecadar mais de £ 20.000 quando o mesmo estiver sob o martelo dos leiloeiros Cato Crane Auction Rooms em Liverpool no dia 28 de Julho. Maravilhado com a peça Crane disse: "Esta é uma peça maravilhosa, o telescópio pessoal que o Capitão Smith usou no Olympic. O mais notável é que este telescópio deve ter testemunhado alguns momentos graves. O Olympic esteve envolvido em quatro colisões graves, enquanto o Capitão Smith estava ao comando do mesmo. É um artefacto histórico, fascinante e demonstra que ainda estão muitas coisas por descobrir ligadas ao Titanic. Aguardamos a maior participação de sempre de compradores para este item, uma vez que está próximo o 100º aniversário do naufrágio do Titanic. O Olympic em si foi a primeira experiência do capitão Smith em comandar um navio enorme. Como resultado dos acidentes do Olympic, a White Star Line teve que atrasar o lançamento do Titanic, porque algumas peças serviram para reparar o Olympic. Este telescópio é completamente único e, provavelmente, uma das peças mais importantes associadas ao Titanic nos últimos anos." Especialistas confirmaram a proveniência deste instrumento de navegação. Entre os outros itens que pertenceram ao capitão Smith fornecidos pelo vendedor que permanece no anonimato, está um sextante da White Star Line e uma boquilha. Completando a colecção está um par de ombreiras da patente do comandante. O especialista em História Marítima, Peter Boyd-Smith, que se especializa nas relíquias do transatlântico acredita que os compradores vão adquiri-lo rápidamente visto estar estreitamente ligado ao Titanic. Boyd-Smith disse: "Coleccionar relíquias marítimas é fantástico. O Capitão Smith teria sido o único no Olympic com um telescópio personalizado, por isso, é uma peça muito rara. Outros comandantes teriam tido um telescópio semelhante, mas nenhum certamente teria tido inscrito o seu nome nele. É uma peça de museu e com um pouco de sorte vai acabar num armário de vidro para que os visitantes a vejam. Muitos poucos pertences do Capitão Smith foram encontrados, por isso, ter esta pequena colecção única é especial." O telescópio foi encontrado na mesma semana que foi vendida a caixa de chaturos do Capitão Smith adquirida por um coleccionador sueco num leilão de Liverpool por £ 25.000. O telescópio do capitão Smith, juntamente com o resto dos seus pertences pessoais vai a leilão em Liverpool em 28 de Julho.

domingo, julho 03, 2011

 JAMES CAMERON IMPRESSIONA COM PRIMEIRAS IMAGENS DE TITANIC EM 3D
James Cameron impressionou os exibidores internacionais na noite desta terça-feira passada, ao mostrar imagens exclusivas da conversão para 3D de "Titanic", de 1997.
Cameron mostrou quase 15 minutos de imagens durante o CineEurope, conferência europeia de exibidores. Os trechos selecionados incluíam a cena em que Leonardo DiCaprio grita "eu sou o rei do mundo" na proa do navio, além de imagens da sala de máquinas do Titanic e de Rose na proa de braços abertos voando. Os exibidores receberam a projecção com gritos e aplausos.
"O filme termina da mesma maneira, mas eu só queria trazer isso cá para fora", disse Cameron, brincando que, mesmo após o minucioso processo de conversão quadro a quadro, ainda em curso, ele continua a ser contra a conversão de 2D para 3D. "Na verdade, nós gastamos em torno de US$ 5 milhões tentando inventar uma máquina do tempo para que eu pudesse viajar de volta e rodar o filme original em 3D", disse Cameron. "É um processo penoso. Eu nunca o iria querer fazer se eu não tivesse que o fazer. Se você tiver os meios necessários, deve definitivamente filmar em 3D desde o início."
A 20th Century Fox relançará "Titanic" em 3D em Abril de 2012, para coincidir com o 100º aniversário da tragédia real. Cameron disse que a data do lançamento, 15 anos após a primeira exibição do filme, dará ao público que não viu o filme nos cinemas a oportunidade de assisti-lo pela primeira vez.