quinta-feira, dezembro 01, 2011

 TITANIC EM FOCO 
A EXPOSIÇÃO EM CURITIBA 
Quando esta exposição esteve aqui em Lisboa, de onde escrevo, em 2009, as sensações que vivi e as experiências pelas quais passei, deixaram-me recordações para o resto da minha vida. Podem recordá-la aqui em TITANIC EM LISBOA.
Durante quase todo este ano, a exposição Titanic: The Artifact Exhibition fez escala no Brasil, estando agora ancorada na cidade de Curitiba até ao início de 2012. Como tal, o nosso correspondente titânico no Brasil, Rodrigo Piller autor do site TITANIC EM FOCO, visitou a exposição e logicamente teve que relatar as suas experiências junto com outro amigo e fã de Titanic Jefferson Krüger. Para verem na íntegra o relato, visitem o site onde podem ler todo o relato em EXPOSIÇÃO TITANIC EM CURITIBA. Transcrevo a recomendação que o nosso amigo deixa a todos os que estiverem nas proximidades para visitarem a exposição:

"Pessoalmente indico a exposição para todo o público. Os mais bem informados terão a chance de finalmente 'encontrar a história cara a cara', comprovar que a realidade existe e pode até mesmo ser tocada. Aos admiradores menos informados é também uma experiência sem igual, tanto se pode realmente entender a história, quanto aprender mais sobre como tudo ocorreu e como realmente foi o Titanic e a vida de algumas das pessoas que nele estiveram. Ao público que não conhece a história certamente também é uma visita inesquecível, um encontro com um fato que marcou a humanidade e que percorre o mundo através da mída e da cultura popular. Além de que é surpreendente observar o quanto os objetos estão bem preservados, peças que passaram mais de 75 anos debaixo de 4Km de água salgada e hoje permanecem, em alguns casos, intactas. Fui à exposição por duas vezes, e confesso que minha mente não absorveu toda a grandiosidade daquilo que lá eu vi, é como se não fosse capaz de compreender a dimensão histórica e a monumental tragédia do Titanic e de seus ocupantes. E creio que seja exatamente por isto que somos incapazes de apreender com exatidão o que isto tudo significa, visto que a história do Titanic se transformou em uma tragédia grega (literalmente falando) deixando uma mensagem tão forte que dificilmente será apagada. A distante de qualquer fanatismo ou lendas, a mensagem é a seguinte:

'Nada que a humanidade propõe pela sua evolução ou tecnologia é infalível, e o sucesso de qualquer empreendimento depende única e tão somente de nossa cautela, atenção, respeito e da eterna consciência de que somos meras criaturas, quem dispõe e governa é Deus, assim foi e sempre será.'

Penso que a tragédia do Titanic, apesar de muitas fantasias e boatos sem fundamento, é uma mensagem de que somos falíveis e, ainda que sejamos livres para evoluir e fazer coisas grandiosas, temos de ser cautelosos e lembrar-mos que somos meros mortais, criaturas falíveis, frágeis e, por vezes, arrogantes. Para especialistas, estudiosos, religiosos, cientistas, historiadores, admiradores, curiosos ou fãs, o TITANIC seguirá trazendo algo de construtivo, encantamento ou algum ensinamento. E assim esta lenda segue causando um eterno movimento de interesse, numa viagem que começou em 10 de Abril de 1912, mas que dificilmente encontrará um porto de destino. O Titanic navegará indeterminadamente pelos mares da cultura popular. Ele foi, é e continuará sendo uma história atemporal e imortal. E se este interesse nos faz aprender algo, então isto tudo torna-se muito válido."

2 comentários:

Ana Rita Correia disse...

Esta exposiçao é mesmo fantástica. Vi-a duas vezes, mas se pudesse ficava por la :)

Rodrigo disse...

Obrigado por registrar a minha passagem amigo, foi uma experiência inesquecível.

Finalmente eu consegui sair daquele pensamento "lenda Titanic" para adquirir a dimensão "realidade Titanic". Ir à exposição foi algo além de emocionante, foi o mais completo modo de me fazer entender de vez que a tragédia do Titanic foi algo crú, real, paupável e factual, e não apenas as lendas, a arte, o cinema, os contos...

Estive reflexivo durante as duas vezes em que fui e continuo nesta reflexão, de como um acontecimento pode mudar radicalmente uma história ou, neste cado, a história de tantas pessoas... É uma reflexão muito forte.

Analisando os objetos, que muitas vezes são triviais, eu imaginei os planos, as idéias, os sonhos daqueles que embarcaram num navio que, naquela época, era apenas um navio luxuoso e grande,,, e hoje este "navio luxuoso e grande" significa tanto mais para nós, que temos interesse pela sua história...

Em 1912 para um passageiro qualquer, o Titanic era nada mais que um labirinto de locais, corredores e passagens que mal podiam compreender. Hoje ele é algo tão claro e tão mais visível para nós.

E quem preveria isto? não fosse o naufrágio, hoje o Titanic passaria aos nossos ouvidos como "Quenn Mary", "Mauretania", "Oceanic", Ille de France"... ou seja,, ele seria nada mais do que um navio normal, esquecido debaixo de décadas de outras tantas histórias maiores...

Mas é o destino, ou seja lá o que se queira chamar.

É como eu disse, é realmente uma história imortal.

Abraço.