domingo, maio 01, 2011

NEARER MY GOD TO THEE 
A versão Bethany de Nearer My God To Thee tocada no filme de James Cameron e que nos acostumamos a ouvir, pode não ter sido tocada por Hartley na noite do naufrágio. Para se entender melhor esta afirmação, é necessário contar-se um pouco da história deste hino religioso.
"Nearer My God To Thee" (Mais Perto de Ti Meu Deus) é um hino cristão do século XIX criado por Sarah Flower Adams, e baseado em Gênesis 28:11-19, que conta a história do sonho de Jacó. (Tradução do Novo Mundo) "11 Com o tempo atingiu certo lugar e se preparou para pernoitar ali, visto que o sol já se tinha posto. Tomou, pois, uma das pedras do lugar e a pôs como apoio para a sua cabeça, e deitou-se naquele lugar. 12 E começou a sonhar, e eis que havia uma escada posta na terra e seu topo tocava nos céus; e eis que anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 E eis que Jeová estava parado acima dela e passou a dizer: “Eu sou Jeová, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. A terra em que estás deitado, eu vou dá-la a ti e à tua descendência. 14 E tua descendência há de tornar-se como as partículas de pó da terra, e tu te hás de espalhar para o oeste, e para o leste, e para o norte, e para o sul, e todas as famílias do solo hão de abençoar a si mesmas por meio de ti e por meio de tua descendência. 15 E eis que estou contigo e vou guardar-te em todo o caminho em que andares, e vou retornar-te a este solo, porque não te abandonarei até que eu tenha realmente feito o que te falei.” 16 Jacó acordou então do sono e disse: “Verdadeiramente, Jeová está neste lugar e eu mesmo não o sabia.” 17 E ficou temeroso e acrescentou: “Quão atemorizante é este lugar! Não é senão a casa de Deus e este é o portão dos céus.” 18 De modo que Jacó se levantou de manhã cedo e tomou a pedra que tivera ali como apoio para a sua cabeça, e erigiu-a como coluna e despejou óleo sobre o topo dela. 19 Ademais, chamou aquele lugar pelo nome de Betel; mas o fato é que o nome da cidade era anteriormente Luz."
Os versos baseados na bíblia foram escritos pela poeta e escritora Sarah Flower Adams (1805-1848) em sua casa em Sunnybank, Loughton, Essex, Inglaterra, em 1841. O hino teve a sua primeira sonoridade associada através da irmã de Sarah, a compositora Eliza Flower, que compôs para a editora William Johnson Fox's collection Hymns and Anthems. No Reino Unido, o poema Nearer My God To Thee está associado à melodia do hino de 1861 chamado "Horbury" de John Bacchus Dykes, que se mudou para uma aldeia perto de Wakefield, Inglaterra, onde ele e sua família haviam encontrado "paz e conforto". No resto do mundo, o hino é cantado geralmente na melodia de 1856 "Bethany", de Lowell Mason. Os Metodistas preferem a música "Propior Deo", de Arthur Sullivan (de Gilbert e Sullivan), de 1872. Sullivan escreveu um segundo ajuste para o hino, uma música denominada "St. Edmund". Outras versões do século XIX são as realizadas pelos Rev. Godfrey, WH Longhurst, Herbert Columbine, Frederic N. Löhr, Thomas Adams, e um conjunto composto por William Bennett Sterndale e Otto Goldschmidt. Em 1955, o compositor e musicólogo inglês Sir Jack Westrup compôs uma versão na forma de um hino para quatro solistas, com acompanhamento de órgão. "Mais perto, de Ti, Meu Deus" é associado ao RMS Titanic, devido a vários passageiros que relataram que a banda do navio tocou o hino quando o Titanic afundou e o cantaram. A versão Bethany foi usada no filme Titanic de 1943 e no filme de Jean Negulesco de 1953 Titanic, enquanto a versão "Horbury" foi tocada no filme de Roy Ward Baker, de 1958 sobre o naufrágio, A Night to Remember. A versão "Bethany" foi novamente utilizada no Titanic de James Cameron em 1997. Wallace Hartley, líder da banda, que, tal como todos os músicos a bordo afundou com o navio, sempre expressou o desejo de que Nearer My God To Thee fosse um dia tocada no seu funeral. Ele era britânico e metodista, e estaria de certo familiarizado com as versões "Horbury" e "Propior Deo", mas não com "Bethany". O seu pai, um maestro Metodista, usou a versão "Propior Deo" na sua igreja por mais de 30 anos, porque a sua família estava certa de que Hartley teria usado a versão "Propior Deo", e é esta música que aparece na pauta inscrita no memorial de Hartley. No entanto, o que levou ao erro de se considerar a versão errada da história do Titanic foi uma gravação de Edison lançada em 1913, que quando vendida tinha como nota que a versão Bethany ouvida naquele disco era "a música que quando o "Titanic", o grande navio a vapor afundou no meio do oceano, em Abril de 1912, estava sendo tocada pela banda e cantada pelos passageiros, mesmo quando o barco mergulhou no oceano em seus momentos finais.

9 comentários:

Anónimo disse...

Pelo visto, A Night To Remember esta certo.

Mário Monteiro disse...

sim, verdade, ou então a versão Propior Deo...

Victor Laurant (Tirano) disse...

Acho que o naufrágio do Titanic possui muiutos mistérios e coisas a ser resolvidas. A versão tocada de Near My Go... foi so mais uma coisa resolvida.

Muito bom este post. Parabéns pelo blog. Um dos melhores blogs do titanic

Mário Monteiro disse...

obrigado pelo comentário. =)

Ana Rita Correia disse...

Nunca me tinha questionado sobre isto. Realmente, este é mais um dos mistérios que ficará por desvendar. Só eles sabem a versão que terão tocado naquela noite...

Ana Rita Correia disse...

A Páscoa foi boa, obrigada :) Na minha aldeia do Bocado, deu para descansar. E a tua?
Sim, eu já vi este filme. É aquele que conta a história de uma enfermeira que sobreviveu ao naufragio do Titanic e depois também ao do Britanic, nao é?

Ana Rita Correia disse...

Esse nunca vi. Tenho curiosidade. Por acaso o Lusitania é um navio sobre o qual não sei muita coisa. Nunca pesquisei muito.
Fazes bem :)

Ana Rita Correia disse...

Vou esperar, claro :) Obrigada

Mário Monteiro disse...

*_*