sábado, maio 07, 2011

 O NAUFRÁGIO DO LUSITANIA
O Lusitania saiu de New York no dia 1 de maio de 1915 com destino a Liverpool. No dia 6, quinta-feira o comandante foi informado de que havia submarinos alemães no seu percurso. No dia 7, sexta-feira, dia do naufrágio por volta das 14h10 da tarde o Lusitania foi atingido por um torpedo no seu lado de estibordo (lado direito do navio) pelo submarino alemão U-20. O navio possuía botes para todos os passageiros, mas como o navio se manteve em movimento depois do choque, muitos botes não foram lançados. O Lusitania afundou em apenas 18 minutos, ou seja por volta das 14h28. Hoje questiona-se o motivo do Lusitania se ter afundado com apenas um torpedo e tão rápidamente. Alguns sobreviventes mencionam outras explosões do interior do navio que se acreditam ser desde munições a armas de guerra que, escondidas, seguiam a bordo. Esta tragédia ao largo de Kinsale na Irlanda, que vitimou 1198 pessoas, das 1959 a bordo, foi motor de arranque para dois anos mais tarde os Estados Unidos da América entrarem na Primeira Grande Guerra Mundial.

4 comentários:

Ana Rita Correia disse...

Das poucas coisas que eu sabia do Lusitania era que pertencia à Cunard e que tinha sido atingido por um torpedo. É impressionante a rapidez com que ele afundou.. Pensar que morreu tanta gente!
Já devem ter feito algumas expedições aos destroços, nao? Vou procurar.
Optimo post, como sempre :)

Ana Rita Correia disse...

É estranho, se afundou perto da costa, porque terá morrido tanta gente? Seria rápido mandar um navio para resgatar as pessoas..

Ana Rita Correia disse...

Ah, faz sentido, sim. Deve ser desesperante estar tao perto da costa e não conseguir salvar as pessoas..
O Lusitania e o Mauritania eram concorrentes directos do Titanic, não é? Aliás, no filme, a Rose faz referência ao Mauritania.

Ana Rita Correia disse...

Pois, a White Star Line era concorrente da Cunard nas travessias transatlenticas. Pessoalmente, gosto mais dos navions da White Star :)