domingo, abril 17, 2011

EVENTOS EM 16 E 17 DE ABRIL DE 1912 
16/04/1912
Nova comunicação da White Star Line ao Board of Trade, em Londres: pesarosa, a empresa admite a gravidade do acidente e o salvamento de menos de um terço das 2.227 pessoas que se encontravam a bordo. Vincent Astor o filho do homem mais rico a bordo desmaia nos escritórios da White Star quando percebe que na lista de sobreviventes não consta o nome do pai. A senhora Guggenheim mesmo sabendo que o marido viajara com a amante a cantora Madame Aubert, não conteve as lágrimas. Desconhecidos procuravam pelos seus entes queridos, muitos como vemos no vídeo, sairam a chorar dos escritórios White Star Line.
O Carpathia tinha como destino Gibraltar, um destino completamente oposto ao que decidiu tomar. O Capitão Rostron do Carpathia ponderou viajarem até aos Açores, destino mais em conta para o navio e onde poderia deixar os passageiros mais comodamente, também pensou em transferi-los para o Olympic, irmão gémeo do Titanic, mas fazer os passageiros relembrar tudo de novo num navio tão identico, era de arrepiar, outra opção seria Halifax. Optou por levá-los ao seu local merecido, Nova Iorque, o destino que tinham desejado alcançar no luxuoso transatlântico, e nenhum passageiro a bordo do Carpathia que ia com destino a Gibraltar se opôs a tal decisão ou se incomodou com o prejuízo de atrasarem a sua chegada à Europa, antes pelo contrário, ofereceram-se para acolher alguns sobreviventes nos seus camarotes, disponibilizaram roupas, cobertores, objectos pessoais como escovas de dentes e brinquedos.
17/04/1912
Na data prevista para a chegada do Titanic a Nova York, a White Star Line, freta o Mackay-Bennett, da Commercial Cable Co., para procurar corpos na zona do naufrágio. Mesmo depois do naufrágio, este levava ordens claras para preservar os mortos de acordo com a classe.

3 comentários:

Ana Rita Correia disse...

De facto, a solidariedade da tripulação do Carpathia é impressionante. O ter-se desviado da sua rota completamente para tentar ajudar o Titanic é algo que não deve ser esquecido...

Ana Rita Correia disse...

Gostei especialmente das imagens do video que postaste :)

Ana Rita Correia disse...

Gostei das imagens precisamente por isso, por serem realmente daquele dia... Existem poucos documentos históricos, e, por isso, qualquer um deles é extremamente valioso. É por isso que gosto muito de ver documentários acerca do Titanic, encontro sempre uma foto, ou um video que não tinha :)
Ontem vi o Titanica, um documentário sobre uma das expedições aos destroços do navio. É muito bom. Se bem que para mim, o Ghosts of the Abyss é o melhor.
Os teus posts são documentos históricos mt completos :)