sábado, fevereiro 05, 2011

PLASTIMODELISMO
São chamados de "brinquedos para adultos" e requerem muito tempo dispensado, paciência, dedicação e acima de tudo, amor. O Plastimodelismo consiste na construção em poliestireno, vulgo plástico, de réplicas à escala menor (maquetes) de grandes navios, edifícios, aviões, carros, motos, tanques de guerra e outros artigos bélicos mundialmente conhecidos e que fizeram História. Estes artigos têm como objectivo exposições ou simplesmente para decoração habitacional de particulares. As escalas destes exemplares podem variar entre 1/12 nos automóveis e 1/700 nos navios. Desde sempre o Homem fabricou pequenas réplicas construidas em madeira ou latão, para uso recorrente em exposições, uso judicial ou estudo de estratégias em guerra. Temos um exemplo usado no Inquérito do Senado para averiguar as causas do naufrágio do Titanic. Ainda existem modelos à venda nestes materiais como o Titanic da Salvat à escala de 1/250 totalmente em madeira de qualidade escandinava e pequenas peças de latão, ferro, papelão, cordel e tecido. Com o surgimento do plástico e a sua introdução na sociedade, entramos na era do plástico e logo em 1950 as empresas britânicas Frog e Airfix lançaram os primeiros modelos, os americanos correram atrás e em 1960 ascenderam no mercado com as empresas Revell, AMT e Monogram, os franceses não quiseram ficar a perder e lançaram os seus exemplares pela Heller SA. Em 1970 os japoneses revolucionaram o plastimodelismo lançando exemplares de melhor qualidade e precisão pelas empresas Tamiya e Hasegawa. Hoje, Rússia, China e Coréia do Sul apresentam-se no mercado como alternativas notórias, outros fabricantes conhecidos actualmente são a Trumpeter e a Italeri. São estes fabricantes que fazem chegar até nós verdadeiras obras de arte. Nem sempre é fácil encontrar estes modelos à venda, e o TitanicFans tem sido questionado frequentemente por locais onde se podem comprar modelos do Titanic. Um grande coleccionador destas réplicas é o nosso amigo titânico Irenilson Lopes Valente, de 48 anos e natural de Macaé no Estado do Rio de Janeiro - Brasil. Trabalhador na sua cidade natal na área comercial de duas empresas que atendem a Petrobras e outras empresas de On e OffShore, o nosso amigo Nilson consegue sempre um tempinho para se dedicar às suas construções de plastimodelismo. As fotos das suas maquetes aqui colocadas (cliquem nelas para as verem numa escala maior) comparadas com os navios originais e as palavras em entrevista ao TitanicFans falam por si:
Mário - Como surgiu a paixão pelo modelismo?
Nilson - Bem, este hobby é muito empolgante. Foi no início, e se mantém até hoje de uma maneira muito marcante na minha vida. Começou quando passei a assistir filmes de guerra e vi que nas batalhas eram utilizados muitos armamentos, tanto na terra, no mar e depois no ar.
Mário - Qual foi a sua primeira construção?
Nilson - Tinha comprado aqui em Macaé nos anos 80, numa papelaria de nome Fachada (fechada já alguns anos) alguns kits para montar. Me lembro de cada um deles: 1 avião DC-10 da TAP, 1 Concorde da Air France, e 2 Tristar, um de uma companhia inglesa e outra... não me recordo mais. Estes foram os meus primeiros kits montados e não os tenho mais. Também foram comprados 1 submarino atomico da classe Polaris, 1 navio de rodas americano o Robert Lee, 1 carro de bombeiro americano e 1 caça bombardeiro alemão M110, este doado em 1999 a um colega de modelismo Sgtº PM Eduardo. Bem, até aí eu não sabia que existia um enorme grupo de pessoas que também amavam este segmento e montavam de tudo o que se vendia em plastimodelismo. Deixei os aviões de lado e só montei 1 carro até hoje (o caminhão de bombeiro) para me dedicar a um tema que me fascina até hoje. Embarcações, navios, ships, o nome que quizer dar.
Mário - Qual o navio que mais prazer lhe deu construir?
Nilson - Já montei mais de cinquenta kits de navios, principalmente de guerra. E ainda tenho mais algumas dezenas para montar. Não tenho um kit montado preferido, passa a se tornar mais uma obra montada, trabalhada, pintada.
Mário - Quantos e quais os navios Ocean Liners já construiu?
Nilson - Antes de montar qualquer kit, eu busco nos meus livros e na internet tudo o que se refere ao navio a ser montado. Vejo o seu histórico e estudo, absorvo o conteúdo da história de cada um deles, das pessoas que estiveram a bordo, os que pereceram e os que sobreviveram. Do dia em que o navio foi lançado ao mar até o dia de seu final, seja afundado ou levado para ser desmantelado. Todo kit vem com dados de uma certa época ou momento em que o navio se apresentou. Porém, quando se procura mais dados você pode montar o navio e pintá-lo numa outra versão que ele se apresentou no decorrer da sua trajectória. Fiz isso com o Titanic, montando o seu irmão Olympic camuflado na 1ª Guerra, com o Queen Mary montando como o famoso "Big Gray"  também no período da 1ª Guerra, e por fim o Mauretânia como navio hospital também no período da 1ª Guerra, o Queen Elizabeth II (para ser restaurado) o USS Brasil e o Oriana. Como falei anteriormente, não se encontram para montar os grandes Liners no mercado nacional e nem lá fora com frequência, ex: Bremem, France, Lituânia, Estados Unidos, Kaiser, Queen Elizabeth I, Britannic, Rex, dentre outros.
Mário - Houve alguma maquete mais complicada e mais desafiadora de se fazer?
Nilson - Agora um segredo que vocês vão saber em primeira mão, e nem os meus amigos da A.M.M.E. (Associação Macaense de Modelismo em Escala) sabem. O kit que mais me deixou com um certo temor em montá-lo e que eu não montei ainda foi o do Titanic. Na época em que eu ia montá-lo estava passando o filme com Di Caprio e eu não tive coragem, pois não queria montar o Titanic só por montá-lo, eu queria é estudá-lo, olhar cada detalhe para não pecar na  montagem e não errar nas cores, não tinha vérvia suficiente para tal. Por isso que acabei montando o seu irmão Olympic.
P.S. Não conte para o pessoal da A.M.M.E.
Mário - Existem projectos para o futuro? Podemos saber quais?
Nilson - Vou comprar o Kit na mesma escala 1/400 da Academy e irei montá-lo com muito prazer. E enviarei as fotos para os novos amigos verem. Tenho uma gama variada de navios montados. São rebocadores, destroiers, fragatas, cruzadores de batalha, de bolso, anti-aéreos, encouraçados, porta-aviões, torpedeiros, auxiliares, de pesca, cargueiros, tender e mais.
Mário - Para já faço estas questões. E obrigado.
Nilson - Espero que este breve relato possa ter interessado a alguém que até já começou a montar alguma coisa e parou, ou quer começar a montar, têm outros segmentos como aviões, automóveis, militaria, ficção e até dioramas incríveis.
Um grande abraço. Irenilson Valente."
Gostei particularmente desta entrevista, e das fotos gentilmente oferecidas pelo nosso novo amigo titânico dos seus exemplares construídos. O TitanicFans vai aguardar pelas fotos do Titanic 1/400 já construido e de outros kits que venham a ficar prontos e fazer uma nova entrevista... e... ah! eu, o TitanicFans e os amigos titânicos prometem não contar nada à A.M.M.E. do seu temor em montar o Titanic!
Nota: De cima para baixo, as maquetes dos navios e seu original são: SS Olympic, RMS Queen Mary I, SS Queen Mary I - Big Gray, HMHS Mauretania, SS Aurea, SS Brasil.

4 comentários:

Ana Rita Correia disse...

Gostei muito do post. Também tenho cá em casa um aficcionado pelos kits. E, como não podia deixar de ser, convenci-o a comprar um do Titanic. Infelizmente, o meu irmão é um bocadinho como o Nilson, e acha uma grande responsabilidade montar um kit do Titanic e por isso, passados bastantes anos desde que o comprou, ainda não o montou. Continua ali, a olhar para mim todos os dias, dentro da caixa. Gostava muito de o ver montado :)

Lucas Rubio disse...

Amei o post! Parabéns para o Nilson!!! Perfeitos modelos!!!

Rodrigo disse...

Gostei de ver, temos um amigo Titanico bem experiente hein! Algo raríssimo de se ver. Os modelos são lindos e estão mt bem executados, PARABÉNS!! Eu mesmo já estive as voltas pra comprar um modelo do Titanic em plástico, acho que da Academy,,, por enquanto sem coragem,,, Ótima entrevista!

Leonardo disse...

Eu ainda vou ter um "brinquedo de adulto" do Titanic,Britannic aqui deve ser muito legal tem uma mini réplica em casa,parabens pelo post.