sábado, novembro 13, 2010

COMENTÁRIO DO PUBLICADOR
"Olá amigos do Titanic Fans!
À Convite do amigo Mário, aqui estou pra contar um pouco mais do Livro Titanic Fans.
Meu nome é Rodrigo, moro no Brasil, tenho 24 anos e sou um admirador do Titanic desde 1997, quando James Cameron lançou o grandioso filme... Comecei a colecionar sobre o assunto em 2002 e de lá pra cá, já acumulei tanto material em papel, como filmes e alguns vários trabalhos sobre o navio, o qual faz parte de meu cotidiano, tento manter contato com várias pessoas que assim como eu, tem fascínio por esta história... Conheci o Titanic Fans através de um outro BLOG, o Titanic Momentos, que pertence ao amigo e colaborador José Alencar... Desde então acompanho os dois BLOGS com grande expectativa, pois nos dias atuais são os únicos GRANDES meios na WEB em língua portuguesa onde o assunto é Titanic. Algum tempo atrás senti a necessidade de ter em meu acervo todo este material exclusivo, mas não em meios virtuais, resolvi então editar todo este material para que pudesse ser transformado em livro, pois assim poderia eternizar estes grandes trabalhos e também tê-los à mão a qualquer momento. O primeiro BLOG que editei foi o Titanic Momentos, o qual resultou em dois volumes, num total de 370 páginas, as quais tiveram de ser impressas ( por mim ) somente em preto e branco. Gentilmente, o amigo Alencar publicou uma matéria sobre este trabalho: (veja aqui). Há alguns dias, aproveitei o tempo e a oportunidade para realizar este trabalho também com o Titanic Fans, mas desta vez foi possível fazer estas impressões na versão em cores. Foram cerca de 4 dias de trabalhos, onde eu primeiramente selecionei e copiei todo o material postado desde 2005 e montei um arquivo Word, onde fiz todo o trabalho de paginação e formatação. Trabalho feito, o passo seguinte foi fazer as impressões, que tiveram de ser em grupos de no máximo 20 páginas, devido às configurações de minha impressora. Ao final de um dia estavam prontas as impressões, num total de 385 páginas, agora era hora de mandar encadernar. Mas primeiro comuniquei ao amigo Mario e pedi à ele que escrevesse uma introdução, era algo importante, pois o grande trabalho é dele, sendo assim queria que ele estivesse pessoalmente presente neste livro. Gentilmente ele escreveu a introdução e enviou-me via e-mail, a qual editei colocando a foto de nosso amigo ao rodapé da página... Levei todo o material ao centro da cidade e lá escolhi o material da capa e o enunciado, cerca de 5 dias depois estava pronto, como vocês podem ver nas fotos. Faço este trabalho por dois motivos: A história do Titanic deve ser preservada, tem muito a ensinar. Apesar de ter se passado há tantos anos é uma história atemporal. E um trabalho de pesquisa, tradução e edição como este não pode estar disponível apenas em formato virtual, deve ser preservado também de outros modos. É um trabalho dedicado, de um amigo que além de divulgar o Titanic na língua portuguesa é um grande admirador desta história, repassando tudo isto com grande dignidade. Fico feliz em estar aqui contando este meu trabalho, mas o mérito foi e sempre será de nosso amigo Mário, que sem dúvida merece os parabéns pelo trabalho realizado. Abraço a todos! 2012 vêm aí e a história não pára, pelo contrário, a cada dia novas descobertas!"
Por Rodrigo Piller

1 comentário:

Rodrigo disse...

Obrigado amigo! espero que outros tomem esta iniciativa também e que transformem este blog em documentos em papel, assim a história segue mt bem preservada. Abraço!