quinta-feira, abril 01, 2010

CARTA A BORDO DO TITANIC
Carta escrita no Titanic deverá render £ 25.000 em leilão! A carta mostra como o Titanic estava praticamente em risco de colisão no cais de Southampton com o navio New York. Uma carta rara que dá uma visão da vida social dos passageiros da primeira classe a bordo do Titanic. A carta, do perfumista Adolphe Saafeld à sua "maridinha" como ele a chama, descreve almoços requintados, jantares prolongados, charutos, e passeios por todo o navio. A carta, datada de 10 de Abril de 1912, o primeiro dia da viagem, diz: "Querida maridinha, obrigado pelo teu fio ... O tempo está bom e calmo, o céu nublado. Até agora, não se sente a vibração do navio, parece firme. Não é bom viajar sozinho e deixar-te para trás. Acho que terás de vir da próxima vez. Tenho muito apetite para o almoço. Sopa, filetes de solha, um lombo com couve-flor e batatas, maçãs e queijo Roquefort, regado com uma cerveja gelada Spaten grande, assim podes ver que eu não até nem estou tão mal assim. Fiz um longo passeio e descansei da uma hora da tarde até às cinco. A banda tocou na parte da tarde para o chá ... tudo e qualquer coisa na alimentação é gratis."
Saafeld também escreveu sobre a forma como o Titanic esteve quase envolvido numa colisão com outro navio, enquanto saía de Southampton - mas Saafeld parecia mais preocupado com o facto de que isto atrasou o jantar. "Devido ao nosso pequeno acidente em Southampton, estava tudo uma hora atrasado e jantei apenas às 7h30 em vez das 7 horas como de costume ... sento-me numa pequena mesa para dois, toda só para mim. Tive um jantar muito bom e ainda fumei dois cigarros na sala de fumo e agora vou para a cama... como eu estou cansado! Excepto uma ligeira vibração, nem te apercebes que estás no mar. Um beijo para ti, amor e para todos, do teu marido amoroso, Adolphe." A carta de três páginas está escrita em papel timbrado do Titanic e foi expedida na Irlanda para a sua esposa, Gertrude, em Manchester. Vai agoara a leilão dia 17 de Abril, pela Henry Aldridge & Son, em Devizes, Wiltshire. O leiloeiro Andrew Aldridge disse: "Vimos sempre o mesmo noutras cartas e postais que foram enviados a partir do Titanic, mas este é sem dúvida o melhor devido ao seu conteúdo. "A grande maioria das cartas apenas com algumas linhas com frases básicas como "como desejaria que aqui estivesses" e coisas parecidas. Mas a carta de Saafeld entra em detalhes sobre a vida de um passageiro de primeira classe a bordo. A carta é escrita em primeira mão, e passa ao leitor as suas impressões sobre o navio. É a principal fonte histórica". Saafeld estava de viagem para a América a partir de Manchester para apresentar no mercado os seus óleos perfumados. Quando o Titanic colidiu com um iceberg no Atlântico Norte, na noite de 14 de Abril de 1912, Saafeld, que tinha 47 anos na época, estava na sala de fumo. Salvou-se a bordo do bote 3. Saalfeld retornou a Inglaterra e morreu em 1926. As suas garrafinhas de óleos perfumados foram para o fundo com o navio, mas notavelmente algumas foram resgatadas há 10 anos atrás e podem ser vistas e até se pode sentir o perfume verdadeiro delas na Titanic Artifact Exhibition.

1 comentário:

Alencar Silva disse...

Depois que li fiquei pensando: Quantas cartas como esta devem existir ainda, escondidas em sótãos? Tem razão quando disseram que é rica em detalhes, o preço como sempre super salgado, hehehe...