quarta-feira, abril 15, 2009

15 DE ABRIL DE 1912
2h20 da madrugada, segunda-feira de 15 de Abril de 1912 o mundo acordava agora mesmo para sempre, para a realidade. O Titanic acabava de dar o seu último suspiro, com ele foram para o fundo cerca de 1496 pessoas, ficando apenas 712 em botes com capacidade para 1178. Ninguém sabe ao certo o número de pessoas a bordo, o mais fiável é o da Encyclopedia-Titanica que aponta para 2208 pessoas. Os gritos começavam agora e iriam prolongar-se por mais uma meia hora no escuro eno frio até se silenciarem os gemidos. Muitos mistérios envolvem o Titanic que para sempre ficarão no fundo do Atlântico Norte. Hoje só existe uma sobrevivente, Millvina Dean, um bebé de semanas, quente em um xaile, alheio a toda a tragédia e a perda do seu próprio pai. Assim como o pai de Millvina, ficaram para trás outras tantas vidas inocentes que nada mais fizeram do que sonhar com uma vida melhor, sonhar com aquela viagem de férias de uma vida inteira, sonhar por estarem no «navio dos sonhos». Curiosamente o dia 15 de Abril marcou para alguns passageiros algo mais que o dia do naufrágio:
1868 - Nasceu o Sr. Oscar Scott Woody, tripulante dos correios, faleceu no seu próprio dia de aniversário de 44 anos.
1875 - Nasceu o Sr. Edward Pomeroy Colley, passageiro de primeira-classe fazia 37 anos neste dia, também não sobreviveu.
1890 - Nasceu o Sr. David Vartanian, passageiro de terceira-classe, fazia 22 anos, e ter sobrevivido foi talvez o seu melhor presente de aniversário.
1898 - Nasceu a Menina Jamila Nicola-Yarred ("Amelia Garrett"), passageira de terceira-classe, completava 14 anos, felizmente pode festejar o seu aniversário com vida em um bote em pleno Atlântico ao frio, sem dúvida terá sido como nascer de novo.
1914 - Sra. Elizabeth "Eliza" Hocking, passageira de segunda-classe, escapou ao Titanic mas morreu neste mesmo dia dois anos depois da tragédia num acidente de automóvel com 56 anos.
1961 - Menina Bertha Bridget Moran, passageira de terceira-classe faleceu de causas naturais com 77 anos de idade. Decorria o 49º aniversário do naufrágio.
1964 - Senhora Selma Augusta Emilia Asplund, passageira de terceira-classe, faleceu de uma obstrução intestinal com 90 anos de idade, 52 anos depois da tragédia.
1975 - Menino Meier Moor passageiro de terceira-classe, morreu de causas naturais com 70 anos de idade. Estavamos no 63º aniversário da tragédia.
A esta hora todos os sobreviventes oravam de acordo com a sua religião, de acordo com as suas línguas, por todos aqueles que tinham falecido e por todos aqueles que ainda gritavam por socorro em agonia e nada se podia fazer por eles...

2 comentários:

Rodrigo disse...

Bela homenagem e muito bem montada. Digna de uma história que mereçe muito respeito por parte de nós todos... História que deixou um legado de dor e lição...

Impressionante os passageiros que tinham suas vidas ligadas o dia 15 de abril... e sua morte...

Uma respeituosa reflexão aos que faleceram e aos que viveram para contar a história...

97 anos. um marco

Parabéns pelo post... grande abraço amigo.

Alencar Silva disse...

Parabéns pelo post...

Obrigado por compartilhar dele conosco na comunidade...