sexta-feira, janeiro 23, 2009

ENTREVISTA A JAMES CAMERON
PARTE IV

- O paralelismo entre o próprio Titanic e Rose é muito complexo. Há alguma parte disto que nos possa ter escapado?
- Bem, eis a minha resposta - eu não compreendi bem esta questão... A intenção do carácter de Rose era de mostrar uma mulher a tomar ter noção do seu potencial pela 1ª vez. Titanic, por outro lado, não correspondeu ao que ela por ela esperado. Não o filme - o navio!
- Ganhou algum dinheiro com este filme incrível? Espero que sim!
- Obrigado pela tua preocupação. Recebi pela escrita do guião, mas recusei receber pela realização e produção e os meus lucros para proteger a qualidade do filme.
- Se tivesse 200 milhões de dolares para usar novamente, que acontecimento histórico gostaria de filmar? Talvez "Ben Hur" ou "The Crusade"?
- Para já, respondendo à questão, não tenho nada mais de interessante a nível histórico na minha mente agora. E não pretendo gastar tal quantidade de dinheiro de novo. Não me agrada o escrutínio dos media. O filme com orçamento mais baixo que já fiz foi o 1º Terminator, que foi de 6,5 milhões. Se o fizesse hoje exactamente igual, provavelmente custaria 30 milhões.
- Quem o inspirou na criação de papeis femininos tão fantásticos, com grandes convicções, inteligentes e activas?
- As mulheres do mundo.
- De que modo este grande projecto afectou a sua vida pessoal?
- Bem, enquanto o fazia não tinha vida pessoal nenhuma. Tive que lutar para usar algum tempo com a minha filha de 4 anos durante os fins de semana. A criação de filmes e a vida familiar são mutuamente exclusivas.
- Gostaria de realizar o último romance de Artur C. Clarke - "3000", a sequela de "2001", "2010" e "2064"?
- Não. "2001" significava muito para mim quando tinha os meus 16, 17 anos e acendeu o meu interesse pela criação de filmes, mas já não me interessa assim agora.
- Titanic foi excelente! Perguntava-me se é verdade que Leonardo quer representar Spiderman se fizer o filme? Já falou com ele sobre o papel?
- Sim, e penso que ele seria fantástico nele. Ele é muito mais físico do que as pessoas julgam.
- Que sugere a escritores de guião e a realizadores? Quem são os seus heróis na criação de filmes? Quem é o melhor da nova geração? A dimensão enorme de Titanic significa que teve dificuldades especiais no seu guião?
- Aconselhar realizadores é diferente de aconselhar escritores de guião. O meu conselho para os realizadores é apenas: realizem. Qualquer coisa, por mais pequeno que seja. Filmem em 16mm ou video se tiver que ser porque uma vez o vosso nome esteja em algo que diga Relaizador, tudo o que for depois é apenas uma questão de negociar o vosso orçamento.
- Já foi ver o filme juntamente com o público para observar as reacções?
- Sim, já fui várias vezes a cimenas diferentes e a reacção é sempre muito semelhante. Foi a mesma virtualmente desde o nosso primeiro teste no écran em Minneapolis até à nossa estreia para a Royal Film Performance, em Londres.
- O que trouxe Billy Zane à parte de ser o noivo de Rose?
- Billy deu uma certa dimensão ao filme quando Cal quase se tornou um vilão de papelão... Deu à personagem vulnerabilidade.
- Acha que o Titanic vai recolher alguns prémios nos Prémios da Academia ou não pensa nessas coisas agora?
- Não quero pensar nisso! Trabalhei neste filme durante 3 anos. Eu como que duma forma queria que ele fosse feito e não ficasse a flutuar na minha cabeça por mais 2 meses. Mas se acontecesse, ia saber muito bem.
- Mr. Cameron, faz ilustrações belíssimas. Tem mais trabalhos que possamos vir a ver seus? Como o desenho de Rose e os outros?
- Sim, tenho sido um ilustrador à muitos anos e tenho-me esforçado por me manter actualizado com as técnicas de desenho...
FIM

2 comentários:

Anónimo disse...

Interessante...

Rodrigo disse...

Muito boas essas declarações, nunca as tinha visto.