sexta-feira, dezembro 26, 2008

JACK E ROSE EXISTIRAM?

JACK E ROSE EXISTIRAM?
Muitas pessoas ainda hoje procuram a resposta a esta pergunta. Não constam de qualquer lista de passageiros do Titanic nenhuma Rose DeWitt Bukater ou Rose Dawson, Ruth DeWitt Bukater, Caledon Nathan Hockley, mordomo Lovejoy, empregada Trudy Bolt, nem os passageiros de terceira-classe Olaf e Sven (que não embarcaram), o amigo irlandês de Jack e Fabrizio de nome Tommy Ryan, Helga Dahl (a namorada de Fabrizio de Rossi) e sua família, Bert e Cora Cartmell (a menina que dança com Jack e seu pai) e obviamente Jack Dawson e Fabrizio não estiveram no Titanic. Cameron em entrevista há dez anos logo após o lançamento de sucesso do filme confirmou:
- Houve alguns elementos verdadeiros na história de Jack e Rose?
- Bem, Rose era o nome da minha avó materna o que a torna desligada do Titanic. Não, eles são personagens fictícios. Mas, por exemplo, Rose saltou do barco de salvamento de volta para o navio e isso aconteceu realmente - quando Ida Strauss saltou de novo para o Titanic para ficar com o seu marido. Sim, é seguido à risca deste ponto em diante.
Pegando neste comentário de Cameron, e para esclarecer várias questões às dezenas de comentários que um só post sobre a Rose recebeu e que se tornou quase numa espécie de fórum de discussão, o TitanicFans numa tentativa de colocar um ponto final no assunto deixa aqui uma lista de vários posts sobre o assunto.

63 comentários:

Anónimo disse...

Essa turma nunca aprende mesmo, hehehe...

Pâm Cristina LF* disse...

NOssa tudo bem??
Genteeee essa pergunta não quer calar viu, o diretor criou uns personagens que na maioria insiste em acreditar..rsrsr...é loucura...rsrs

Ohh tem retrospectiva do Fabuloso 2008
passa por lá e vê!!

BjO***********
T++++++++
=D

Anónimo disse...

gente pra kem ama essa
historia nunca vai ter
fim....bjkss amu o clebe...ele é meu jack!!!!

Anónimo disse...

gente pra kem ama essa
historia nunca vai ter
fim....bjkss amu o clebe...ele é meu jack!!!!

Anónimo disse...

gente pra kem ama essa
historia nunca vai ter
fim....bjkss amu o clebe...ele é meu jack!!!!

Anónimo disse...

Oi, tudobem? vc pode me dizer se esse tal de Joseph Dawson existiu?

Mário Monteiro disse...

olá, tudo bem? Sim, Joseph Dawson existiu e era um tripulante e faleceu no Titanic. saiba mais aqui http://titanicfans.blogspot.com/2008/10/duas-histrias-iguais-esta-matria.html

e aqui
http://titanicfans.blogspot.com/2005/08/j.html

=)

Anónimo disse...

Oi, vocês poderiam me ajudar a descobrir se existiram Jack e Rose?

Mário Monteiro disse...

Olá, os links deste post ajudam a descobrir Jack e Rose e as pessoas em quem foram inspirados.

Ciganos Do Oriente disse...

OLÁ PESSOAL TUDO BEM, MÁRIO COMO VAI? BOM EU VENDO ESSES COMENTÁRIOS SURGINDO COM TANTA ANSIEDADE DE QUE REALMENTE A HISTÓRIA DO TITANIC SEJA TODA REAL! VENHO PARA INFORMAR QUE EU TAMBÉM ME SINTO MUITO AGREDIDO PELO FATO DE QUE TUDO TEM A CHANCE DE SER MENTIRAS CAPITALISTAS DOS ESTADOS UNIDOS E SEUS DERIVADOS AMBICIOSOS COMO POR EXEMPLO JAMES CAMERON "FAZENDO DE TODOS NÓS DO PLANETA OTÁRIOS ROMÂNTICOS" OUTRA COISA, A HISTÓRIA DO TITANIC TEM TUDO PRA SER TODA VERDADE MAIS O FILME PODE SER NATURALMENTE FEITO COM PERSONAGENS FICTÍCIOS. NINGUÉM É DEUS PRA RESSUSCITAR OS PASSAGEIROS PRA FAZER O FILME CONTANDO SUAS HISTÓRIAS, UMA DAS COISAS QUE EU SEI E ACREDITO É QUE OS EUA É O MELHOR PAÍS DO MUNDO PRA FAZER PERÍCIA E DESCOBRIR MESMO NÃO EXISTINDO NADA QUALQUER COISA! EU VEJO MUITOS COMENTÁRIOS SEM PÉ NEM CABEÇA DE QUE JACK DAWSON NÃO EXISTIU PORQUE NINGUÉM ACHOU NADA SOBRE ELE, ENQUANTO TODO MUNDO SABE QUE ELE NÃO ESTÁ NA LISTA DOS PASSAGEIROS O QUE É MAIS DO QUE NORMAL ATÉ PORQUE GANHOU A PASSAGEM PARA O TITANIC EM UMA APOSTA E A MESMA PASSAGEM ESTAVA NO NOME DE OUTRA PESSOA! MAIS VEJO TAMBÉM QUE JACK DAWSON EXISTIU SIM VEJAM: http://www.youtube.com/watch?v=xWC4bavOiZA AGORA VOCÊS DEVEM TÁ SE PERGUNTANDO SOBRE A ROSE DEWITT BUKATER ELA EXISTIU SIM EXISTEM VÁRIOS DOCUMENTÁRIOS TAMBÉM VEJAM: http://www.terracotabolsas.com/rato/index.php/tag/rose-dewitt-bukater/ É PESSOAL QUANTO MAIS O TEMPO PASSA MAIS A NOVA GERAÇÃO FICA PERDIDA COM ADIÇÕES E CONTRADIÇÕES SÓ QUE DEVEMOS LEVAR EM CONTA TAMBÉM O FATO DE QUE TUDO PODE SER VERDADE ATÉ PORQUE NAQUELA ÉPOCA AINDA EXISTIA AMOR VERDADEIRO E HOJE SÓ EXISTE AMOR CAPITALISTA!!! FUUUI...

Anónimo disse...

nossa, me apaixonei pelo blog. sou viciada em Titanic desde pequenininha, assistia dezenas de vezes seguidas. O que eu achei mais legal aqui no blog, foi que muitas das dúvidas e curiosidades mais constantes recebem respostas diretas e plausíveis. achei incrivel o que vi aqui, ta de parabens! continue com esse trabalho!

Mário Monteiro disse...

obrigado, querida, pelo apoio. assim dá vontade de continuar.

Anónimo disse...

BOM EU AMEI E TUDO QUE POSSO DIZER É QUE NADA VAI ME FAZER ME SEPARAR DESSE AMOE QUE TENHO PELO FILME E SEUS PERSONAGENS SEGE ELES VERDADEIROS OU NÃO EU AMO DE PAIXÃO O FILME E TUDO QUE SE REFERE A ELE. ESPERO QUE SEU TRABALHO CONTUNUE. E TUDO MUITO LINDO.

Anónimo disse...

BOM EU AMEI E TUDO QUE POSSO DIZER É QUE NADA VAI ME FAZER ME SEPARAR DESSE AMOE QUE TENHO PELO FILME E SEUS PERSONAGENS SEGE ELES VERDADEIROS OU NÃO EU AMO DE PAIXÃO O FILME E TUDO QUE SE REFERE A ELE. ESPERO QUE SEU TRABALHO CONTUNUE. E TUDO MUITO LINDO.

Mário Monteiro disse...

obrigado pelo apoio, fico contente que gostou.

KARINE CURITIBA CAMP MAGRO disse...

TODA VEZ QUE VEJO O FILME CHORO DESESPERADAMENTE NAO CONSIGO ME CONTROLAR....

Mário Monteiro disse...

isso é bonito Karine, demonstra que tem sentimentos.

Anónimo disse...

Olá,Mário tudo bem? gostaria muito de saber se a Gloria Frances Stewart ainda está viva,agradeço se você me responder beijos

Mário Monteiro disse...

oi, tudo bem? infelizmente Gloria Stuart faleceu em 2010.

Jessica disse...

Bom dia,é uma pena que existam provas de que eles não existiram...mas é bom acreditar que um amor tão forte assim capaz de vencer a morte,a ambição,o medo,possa ter existido.Enfim,não há provas suficientes que façam que eu esqueça estes dois,até porque não são mais personagens,estão em nossos corações e mentes,e nos passaram uma lição muito importa que é :o AMOR é tudo que nós temos.Concluindo admiro seu trabalho Sr Mario,este blog é muito interessante ,pude esclarecer várias dúvidas,é um belo trabalho.
Abraço,e aqui ficam meus votos de felicidades a todos,que possam encontrar seu amor eterno assim como Jack e Rose.

Mário Monteiro disse...

Olá Jessica, obrigado pelo elogio, assim dá força continuar mais e mais. Ah, continue lendo o blog nas próximas semanas, temos assuntos interessantes. =)

Anónimo disse...

adoro titanic e acredito q existiu essa história!

A n i m e - M a c ! disse...

É difícil acreditar que eles não existiram pois o que choca mais as pessoas é a história deles...

Mário Monteiro disse...

De certo que tiveram histórias parecidas no Titanic =)

Rha disse...

Olá Mario,
Adoro o seu blog, entro sempre que posso para ver as curiosidades sobre o Titanic. Adoro esse filme desde criança e sempre me espanto com o sofrimento das pessoas que afundaram com ele.
Um dia desses olhando sobre o Titanic no wikipedia vi que havia uma lista anexa dos passageiros do Titanic, e encontrei o nome da Rose nela, apesar de poder nao ser a Rose do filme gostaria de saber mais sobre ela se possivel, pois nao encontrei nada a respeito.
Obrigada
Anexo:http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anexo:Lista_de_passageiros_do_RMS_Titanic&printable=yes

Mário Monteiro disse...

Olá Rha, a lista sendo da wikipedia é feita por muitas pessoas, pelo que erroneamente colocaram o nome Rose lá, é preferivel pesquisar a lista em sites fidedignos como a encyclopedia titanica onde tem uma lista completa. de qualquer forma tive o cuidado de corrigir essa lista agora mesmo :) obrigado.

Rha disse...

Muito obrigada, fiquei confusa quando vi :)
Vou ter mais cautela com o que leio no wikipedia agora. :)

Mário Monteiro disse...

=) fico contente =)

Marina Ferreira disse...

Amei seu blog e peguei varias coisas para me ajudar em meu blog e meus trabalhos !!!

Mário Monteiro disse...

Sinta-se à vontade,Marina! =)

Manuel disse...

Olá Mario.

Parabéns pelas explicações claras sobre esse assunto.

Eu fiquei muito assustado ao ver/ler em vários lugares pessoas afirmando com convicção que Jack e Rose existiram, descrevendo até supostas provas, realmente assusta quando pessoas creem em algo por pura emoção e ignoram qualquer coisa em contrário, como a declaração do diretor que Jack e Rose (além de outros personegens) SÃO FICTICIOS, isso por si deveria ser suficiente, mas alguns inventam até conspirações sobre isso(acredite, eu já vi).

Quanto as várias pessoas que li aqui que adoram Jack e Rose, o fato de eles serem "ficticios" não torna essa paixão menos válida, e tentar provar desesperadamente que eles seriam pessoas reais é desnecessário.

O diretor Cameron teve uma grande idéia realmente, fazer o público sentir a tragédia real do Titanic através da tragédia de Jack e Rose, sem Jack e Rose inseridos na história, Cameron sabia que o filme seria mais um documentário, sem emoção, sem o público sentir a desgraça que aconteceu naquela triste noite.

Eu particularmente choro ao ouvir a orquestra que tocou até o fim(testemunho oficial de vários sobreviventes), me emociono por saber que isso sim, realmente aconteceu.

Mas quanto as pessoas que gostam mais do romântismo de Jack e Rose, o FATO de serem personagens ficticios não torna a emoção das pessoas menor, isso é até bom para "sentirem" a tragédia que realmente aconteceu no Titanic, e criticarem absurdos como "deus afundou o Titanic porque disseram que ele não poderia"(se vocês soubessem as justificativas que já li para defender isso, ficariam de queixo caído).

Entáo pessoal, vamos adorar essa história e entender aquele triste 14 de abril de 1912, e parar de difundir lendas como se fossem verdades só porque queremos que seja verdade, isso chega a ser ofensivo para com as pessoas que realmente viveram essa tragédia.rios sobreviventes), me emociono por saber que isso sim, realmente aconteceu.

Mas quanto as pessoas que gostam mais do rom

Mário Monteiro disse...

Manuel, adorei este comentário! Simplesmente sentido, diz tudo aqui. Obrigado.

Eduarda ! * disse...

Mário adoreei conhecer esse blog pois é aqui que estou me refugiando e sou apaixonada pelo Titanic assisto desde quando tinha 7 anos , hoje com 15 sei que por mais que eu tente não posso fazer com que todas as respostas possam aparecer ... Eu acredito que existiu um Jack Dawson e uma Rose Dewitt Bukater ..
Bjs'

Mário Monteiro disse...

Olá Eduarda, fiquei feliz com este comentário, deste blogue ser o seu refugio, sinta-se em casa :)

Eduarda ! * disse...

Obrigada Mário , posso crer que encontrei o meu refugio certo , estou me sentindo em meu lar.
Obrigada pela recepção!!!

Unknown disse...

Entre todas as historia contadas e ouvidas até hoje essa entrou pra historia como uma das mas lindas ai pergunto existe amor verdadeiro porque ainda nao encontrei o meu quero viver uma historia de amor igual a essa.

Mário Monteiro disse...

Bonitas palavras, Bruno.

Rosimeri Mattos disse...

Meu Professor da disciplina Arte e Educação na - Unipampa- Jaguarão-RS. Orientou-nos para uma instalação artística, como atividade de final de semestre.Entitulada, TODOS OS AMORES. Eu e minha colega Barbara escolhemos o tema jack e Rose. Digitei no Google e dei cara com o teu blog, maravilhoso! Hontei foi o primeiro dia de nossa intalção, com ferragens m espelhos, luz azul e som de oceno, nossa instalação intitulada: CORAÇÃO DE OCEANO
Acredite, foi mágico o clima que se formou, algumas fotos mostram um pouco da magia que rolou. Queria compartilhar esta paixão contigo. Citei o teu blog. Muito obrigada

Mário Monteiro disse...

Olá Rosimeri Mattos, fiquei muito contente que o meu blogue tenha servido de inspiração para o seu trabalho. Por favor mantenha-me informado, e qualquer coisa que precise é só dizer. Beijos. E obrigado eu.

Unknown disse...

Eu achei seu blog um máximo, mas fiquei muito triste mesmo em saber que Rose e Jack são apenas personagens de ficção.. Eu que sou fã desde pequena, lembro que minha tia foi a primeira da família a ter um vídeo cassete e eu ia sempre na casa dela para assistir Titanic, hoje com estou com 18 anos e continuo amando o filme e sempre emociono assistindo. Sempre imaginei que realmente tinha existido a história de amor entre Rose e Jack, só pensava que certas partes do filme como a acusação de roubo e entre outras.. Que era invenção, mas o resto, eu pensava que era real. Muito surpresa e triste :(

Unknown disse...

rose dewitt bukater e jack dawson existiram sim quem nao acredita problema e seu eu amo eles e eles existiram sim no titanic

Rebecca disse...

Ser fã tudo bem, mas gente, eles são personagens inventados!

lucas disse...

Olá mário, vc acredita na hipótese de jack e rose algum dia existiram? A adorei o blog..

Mário disse...

Olá Lucas, Jack e Rose saíram da cabeça de James Cameron, mas para saírem da cabeça dele, ele se inspirou em alguns romances a bordo e em pessoas notáveis do século XX como Beatrice Wood que por exemplo não estava a bordo do navio. :)

ezequiel disse...

ola mario por que no fime nao aparece o oficial pitman e boxall?

Mário Monteiro disse...

é uma boa pergunta, suponho que Cameron não achou essencial colocá-los. Temos o capitão Smith, Wilde, Murdoch, Lightoller, Moody e Lowe como mais relevantes no filme. Suponho que seja pelo facto destes serem personagens chave. De Smith e Murdoch não preciso falar. Mas Wilde foi escolhido talvez por ter o apito que salva Rose e ter ajudado nos últimos botes, Lightoller pela questão dos botes meio cheios, pelos tiros e ter ficado no bote virado. Lowe por ter regressado, e Moody por atender o telefone na hora do icebrgue.

Mário Monteiro disse...

ah, Boxhall pode ser visto quando são lançados os foguetes, seria ele e o marinheiro Rowe a fazê-lo.

ezequiel disse...

entendi..quando nao estava o capitao smith e o wilde, era o murdoch que comandava tudo neh?

Mário Monteiro disse...

exacto, o princípio de hierarquia =)

Unknown disse...

Mário, a Rose, foi inspirada na Beatrice Wood?

Mário Monteiro disse...

Exactamente,Laura. =)

ezequiel disse...

o mario antes do titanic chocar no iceberg, philipis recebeu duas alertas e nao passou pra ponte, e se alguem contasse isso pra murdoch? murdoch teria entrado naquela sala e ia dar umas broncas em philipis?

Mário Monteiro disse...

é uma boa questão, mas outros avisos foram transmitidos à ponte, e continuaram com a mesma velocidade.

Unknown disse...

O coração do oceano existiu mesmo?

Mário Monteiro disse...

Olá Henrique! Pode dar uma olhada aqui para obter a sua resposta =D http://titanicfans.blogspot.pt/p/coracao-do-oceano.html

Unknown disse...

Existiam sim. Porém a história não foi exatamente como foi contada.
Jack e Rose se conheceram sim no navio, mas momento nenhum ela pretendia saltar do navio, eles se conheceram quando ela pretendia estava antando até que ia tropeçando numa piscina, que la sem encontrava, mas, no entanto, ele a segurou o que fez ela cair sobre ele.

Alúzio Mário disse...

Misterioso..

Alúzio Mário disse...

Misterioso..

Mário Monteiro disse...

Oi Biiah! Onde foi que achou esse testemunho? Fiquei curioso!
Alúzio, obrigado pelo comentário =)

Unknown disse...

Ontem assistir o filme chorei muito .mesmo eu sendo militar chorei igual criança muito bem elaborado o filme e uma historia comovente. So espero saber se de fato e verdade

Mário Monteiro disse...

Obrigado Nathan. Só demonstra que você é forte.

Unknown disse...

Onde você viu essa estória?

Unknown disse...

Onde você viu essa estória?