sexta-feira, outubro 17, 2008

ÚLTIMA HORA
Última sobrevivente do Titanic leiloa recordações amanhã
A única testemunha viva do naufrágio do Titanic vai vender as suas recordações do navio para pagar a mensalidade do lar. Segundo a BBC, Millvina Dean, de 97 anos, espera juntar três mil libras (3800 euros) no leilão que se realiza amanhã. Os coleccionadores poderão comprar cartas enviadas pelo Titanic Relief Fund - fundo de ajuda às famílias afectadas pela tragédia - para a mãe de Millvina. Nessa correspondência pode ler-se que a senhora Dean tem direito a uma libra, sete shillings e seis pences de indemnização por semana. Pinturas raras do Titanic - incluindo uma do navio da White Star a abandonar o porto de Southampton - são outros dos objectos disponíveis.Mas a peça principal do leilão é uma mala com roupas que foram dadas à família de Dean à chegada a Nova Iorque. "A mala é um objecto muito emotivo e raro e representa aquilo que o povo de Nova Iorque fez pelos sobreviventes do naufrágio," disse o organizador do leilão, Andrew Aldridge. "Mas também mostra a situação em que ficaram os sobreviventes quando desembarcaram nos Estados Unidos. Muitas pessoas perderam tudo, menos as roupas que traziam no corpo."Millvina Dean tinha nove semanas quando, no dia 10 de Abril de 1912, embarcou no Titanic. Com a sua família - pai, mãe e irmão - deixava para trás o Reino Unido. À frente, para lá do oceano, tinha o país das oportunidades e o Texas para onde planeava emigrar. O resto da história é conhecido: ao quinto dia de viagem em pleno Atlântico norte, o Titanic embateu contra um icebergue e afundou-se, arrastando para o fundo do mar cerca de 1500 passageiros que não cabiam nos botes salva-vidas. Colocada numa mala, Millvina salvou-se com a mãe e o irmão. Para trás ficou o pai, Bertram Dean, com outros homens que se sacrificaram pelas famílias.Nillvina Dean tornou-se na última sobrevivente do naufrágio do Titanic depois da morte de Barbara Dainton no ano passado. Do lar onde vive disse ao jornal Southern Daily Echo: "Eu vim para aqui depois de ter partido a anca, há dois anos. Não sou mais capaz de voltar para a minha casa. Estou a vender as coisas porque preciso de pagar a mensalidade do lar."

6 comentários:

Anónimo disse...

Ainnn que foda (ou triste =\)


Ví essa reportagem num jornl da net daqui. =)


Acabei de te passar.

Hehehe

Bora comprar algo? =DDDD

Anónimo disse...

ah eu keria comprar uma chaminé ou uma helice, uma caldeira ,seila algoa ssim q eu pudesse guardar de recordaçao
haha
belo post
abçs

Rodrigo disse...

Realmente uma lástima alguém com tanta história pra acontar e ao mesmo tempo tanta fama, ter de fazer isto para poder arcar com despesas.

Alencar Silva disse...

Concordo com o Rodrigo Piller.

Anónimo disse...

Só pra avisar que Millvina Dean conseguiu mais do que esperava. O leilão foi um sucesso e foi arrecadado 31.150 libras (50.000 dólares), 10 vezes a mais que ela esperava obter.

Pâm Cristina LF* disse...

Uauuuuuuuuuu adorei o post!
Parabéns Mario...
isso que eu queria saber.......
91 anos?
rs......q coisa......