sábado, junho 24, 2006

TITANIC NO CINEMA
A tragédia do Titanic é a campeã de recordes da história do cinema. Desde 1912, sem contar com os documentários de curta metragem, o naufrágio é o acontecimento que mais vezes foi levado às telas. No que diz respeito a longas metragens, cerca de 24 vezes. Se Alfred Hitchcock não tivesse sido impedido de fazer o seu Titanic em 1939, por parte das empresas de navegação britânicas, o número de filmes ascenderia aos 25. Por isso quando se apelida de Titanic 2 o filme com a actriz Catherine Zeta-Jones, isso está errado, não só o filme foi produzido e lançado antes do Titanic de James Cameron, como também já existiam mais de 20 em 1997, o que faria da história de Jack e Rose o Titanic número 24! aqui ficam os anos de lançamento de alguns desses filmes.
1912 - Um filme de apenas 10 minutos lançado logo após o naufrágio tentava retratar de uma forma mais jornalistica o acontecimento. Na verdade eram imagens do navio irmão o Olympic.
1912 - Uma primitiva recontrução do naufrágio foi feita pela firma Sales Company's Animated Weekly. As pessoas queriam saber mais de Titanic e este género de filmes eram comuns para a época, o mesmo foi feito em 1915 para o Lusitania.
1912 - Saved from the Titanic. Mais um filme que retratava a tragédia, desta vez com o pormenor de uma das actrizes ser a passageira de primeira-classe Dorothy Gibson.
1929 - A British International Pictures produz o filme Atlantic um filme em duas versões, a muda e a com som. Legendado em Inglês, Francês e Alemão.
1933 - A Fox produz Calvacade, numa das cenas é visto um casal em lua de mel discutindo os planos de uma viagem num navio desconhecido, mais tarde numa das alianças vemos o nome Titanic. Ganhou o prémio de melhor filme em 1933.
1937 - History is Made at Night, o filme é uma comédia-dramática com Charles Boyer e Jean Arthur.
1938 - O filme de David O. Selznick junto com Alfred Hitchcock começava a ganhar formas, mas as dificuldades com a produção parou o filme. As imagens foram colocadas num outro filme Gone With the Wind.
1943 - O filme foi realizado durante a Segunda Guerra Mundial e tenta demonstrar a incompetencia dos ingleses não prestando atenção aos avisos de gelo. O filme é tipico propagandista e tem como herói principal um oficial alemão tripulante do Titanic.
1953 - A 20th Century Fox finalmente produz o filme de David Selznick. Lançado em 14 de Abril de 1953, exactamente 41 anos depois da tragédia. Tem como protagonistas, Barbara Stanwyck, Clifton Webb, e Robert Wagner.
1956 - Nos estúdios da NBC é lançada uma dramatização do livro A Night To Remember de Walter Lord.
1958 - O livro A Night to Remember teve tanto êxito que o filme para o cinema foi lançado, sendo um dos mais detalhosos filme e perfeitos para a época.
1964 - The Unsinkable Molly Brown, um filme que relata a vida de uma das mulheres mais contorversas do Titanic. Foi com este filme que Margaret Brown passou a ser chamada de Molly.
1979 - SOS Titanic. Filme com David Janssen na pele de John Jacob Astor, David Warner como Lawrence Beesley, passageiro de segunda-classe, Ian Holm como J. Bruce Ismay e Cloris Leachman retratando Molly Brown. O filme foi feito a bordo do Queen Mary.
1980 - Raise The Titanic. Filme que retrata uma hipotética recuperação do paquete vindo do fundo do oceano para recuperar um metal precioso.
1981 - Time Bandits, o filme é sobre um estudante e um coleccionador de tesouros que viajam no tempo e vão parar no Titanic.
1989 - Ghostbusters II - O Caça Fantasmas II mostra o Titanic fantasma aportando em Nova Iorque com os passageiros mortos desembarcando.
1996 - No Greater Love conta a história de uma passageira de primeira-classe que viaja com seus pais, irmãos e noivo e que numa noite passa de noiva mais feliz do mundo, ao de mulher com o pesado fardo de cuidar dos seus irmãos mais novos sózinha.
1996 - Titanic com Catherine Zeta-Jones, um filme dividido em duas partes feito especialmente para a TV. Os efeitos especiais são patéticos para a época.
1997 - A história de amor entre Horty e Marie, camareira do Titanic, que procura um lugar para passar a noite, às vésperas da partida do navio. Horty, sem saber se ela sobreviveu ou não ao naufrágio, passa a fantasiar o romance entre os dois.
1997 - O maior filme de todos os tempos, Titanic conta a história de Jack e Rose, um amor proibido no meio de uma tragédia produzida ao mais fiel pormenor. É o melhor filme até hoje realizado sobre o navio, sendo o mais realista e fiel possivel. Ao qual não se pouparam esforços em gastos em efeitos especiais, no maior cenário de sempre. O lucro foi bem maior, para o filme que esteve em vias de ficar parado tornando-se num verdadeiro exito de bilheteiras. Nomeado para 14 Óscares, arrecadou 11.
1999 - Um Titanic feito especialmente para as crianças em animação e um final feliz.
2002 - Ghosts Of The Abyss. Filme de James Cameron produzido pela Walt Disney Pictures, onde durante a viagem poderemos explorar o navio deque a deque, quarto por quarto, confrontando-nos com mistérios com quase um século.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que j´foram diversos filmes e documentários sobre o Titanic. Realmente é um assunto que mexe com nossos pensamentos. Abraços

freethoughtguy disse...

Wow! There is so much stuff available on the Titanic.