sábado, junho 10, 2006

O TITANIC (FANS) NO MUNDO I

O TITANIC (FANS) NO MUNDO I
O TITANICFANS tem amigos pelo mundo que encontram locais verdadeiramente Titanicos. Nada melhor que começar em Lisboa no Parque das Nações, antiga Expo 98 que abriu portas ao mundo nesse ano com o tema "Os Oceanos". Gentes de todo o mundo vieram a Lisboa, e vários países honraram Portugal (teve até a Suécia com intenções de oferecer um icebergue para colocar no rio Tejo!). A exposição mostrou o quanto é importante a água para o mundo, num país de tradição ligada ao mar, de marinheiros e pescadores. 1998 foi também o ano em que o Titanic teve o seu êxito reconhecido. No ano 2000, Lisboa abriu portas a um Restaurante de nome Titanix! Já aqui falado no post de 3 de Fevereiro de 2006 (leia aqui).
Eu e o tripulante do TitanicFans, Diego, estivemos lá. As semelhanças eram impressionantes. Mas deparamo-nos com um local esquecido no tempo, abandonado. Imenso pó cobria os vidros do restaurante, as cadeiras tão requintadas a lembrar os salões do Titanic estavam amarelecidas pelo sol. Sol esse que não poupou os quadros de parede com a planta do navio, fotos de época do navio que agora estão azuis. Depois de chegar a casa pensei no assunto. Achei factos curiosos. Eram três restaurantes, O Xafarix, o Titanix e o Bugix. Tal como era o Olympic, Titanic e Britannic. Tal como estes dois últimos navios se afundaram, os restaurantes Titanix e Bugix estão lançados ao abandono! Só o primeiro de todos Xafarix ainda se mantém no activo. O mais curioso de tudo para mim, um fan de Titanic atento foi aquela porta do salão, reparem como coincidentemente a porta foi abandonada meio aberta exactamente como se encontra no salão do verdadeiro Titanic!
O próximo post será sobre uma visita ao porto de Cherbourg, onde esteve o meu amigo Yanni, da Bélgica. Se alguém desejar colocar aqui alguma visita especial que tenha feito sobre o Titanic por este mundo, pode deixar um recado, ou um marconigrama.
Este post é para o meu amigo Diego Pelegrino, do site THE SHIP TITANIC, e que me acompanhou nesse passeio em Lisboa e que por razões burocráticas terá de regressar ao Brasil.

2 comentários:

Anónimo disse...

OI
OBRIGADA PELAS VISITAS...
SONHO EM CONHECER ESSES LUGARES...
BEIJINHOS

Anónimo disse...

Gostei do lugar.
Muito interessante.