sexta-feira, abril 28, 2006

TITANIC
O dia tão esperado tinha chegado, os primeiros raios de sol deixavam mostrar o dia magnifico que se iria tornar, digno de tão grandioso evento. A partida para a viagem inaugural do Titanic, o maior navio que o Homem já alguma vez tinha conhecido.
George - Richard, vá, vamos lá Richard, sobe.
Richard - Vamos já para o grande barco, pai?
George - Sim, vamos. Isto se te despachares a ir já para o carro. James, veja se está tudo.
Camille - A mãe vai com o pai no outro carro mais a Dorothy.
Arthur - Teria sido pior se ainda estivessemos em Londres para apanhar o vapor.
Harriett - Temos sorte em irmos no Titanic, Arthur.
Muitos passageiros viajaram por caminho-de-ferro desde a estação de Waterloo em Londres, pelas 9h30 chegaram os passageiros de terceira-classe. O porto de Southampton começava a ganhar vida.
Chegamos ao porto de Southampton pelas onze horas, ao mesmo tempo que a carruagem dos passageiros de primeira classe, logo dezenas de jornalistas e curiosos se aproximaram deles.
O enorme navio erguia-se sobre o cais de embarque como um prédio enorme.
John - Chegámos.
George - Traz as malas.
Lembro-me de ter olhado para o enorme casco de aço, e do meu pai me ter chamado «Richie» e de perguntar o que eu achava de o Titanic ser um navio tão grande.
George - Richie, o que achas? É um navio muito grande?
E lembro-me de ter dito:
Richard - Mas pai, como é que este navio enorme pode flutuar na água?
George - Oh.
Disse ele:
George - Este navio flutuará sempre na água. Flutuará sempre.
A minha mãe saiu em seguida do carro, já a esperava o meu avô e a minha avó sorrindo de contentamento.

A minha mãe teve um pressentimento. Quando o meu pai disse à minha mãe que o navio era inafundável ela retorquiu:

Camille - Este é o Titanic?

George - Sim, minha querida. O maior navio da História, o mais bonito e luxuoso! Nem Deus consegue afundá-lo. É inafundável.

Camille - Então isso é um desafio a Deus... É como voar perante Deus.

Foram estas as palavras dela. Naquele tempo tinha-se a ideia que o Titanic era insubmergível, ele foi construído para ser superior à Natureza e a Deus. Desde o início que ela sabia que havia algo a recear.

A minha mãe tinha de falar com o comissário de bordo para registar a bagagem e ela disse-lhe:

Camille - Sabe, não estou nada satisfeita por ir nesta viagem até Nova Iorque.

E ele disse:

- Porquê?

E ela disse:

Camille - Porque é a primeira viagem que ele vai fazer.

Ela disse que se sentia um pouco nervosa por isso.

- Minha senhora, não tem que ter medo de nada. Sabe que o Titanic tem compartimentos estanques e se acontecer alguma coisa, esses compartimentos estanques vão aguentar o navio até virem socorros.

Richard - Tem pista de squash, um café parisien… até banhos turcos!

George - Vamos embarcar então? Mais um passo.

Harriett - Dorothy, as suas acomodações são em terceira-classe, terá de se dirigir à outra entrada. Encontramo-nos depois, minha querida.

George - Por aqui, senhoras.

O meu pai seguiu à frente com o meu tio. Passamos por um jovem rapaz bem vestido com uma camera montada num tripé, era Daniel Marvin cujo pai fundou a Biograph Film Studio. Ele estava a filmar a sua jovem noiva Mary Marvin diante do Titanic posando e sorrindo.

Daniel - Olha para cima para o navio, querida, isso mesmo. Estás espantosa! Nem consegues acreditar como ele é grande! Uma montanha. Está perfeito.

Eles também iriam embarcar no Titanic em primeira-classe. Desde o primeiro momento, ao pôr-se o pé na passagem de acesso, tinha-se a sensação de entrar num mundo mágico. Os cheiros, as luzes, a decoração, o cheiro a bolinhos de canela... O pessoal de bordo orgulhoso no seu uniforme de botões dourados esperava sorridente, pronto a acompanhar todo o recém-chegado naquela cidade flutuante.

- Bem-vindos a bordo, senhores.

- Bem-vindos ao Titanic.

A minha mãe estava completamente transtornada. Quando embarcámos o meu pai disse-lhe:

George - E agora de que tens medo?

E ela respondeu:

Camille - Não sei de que tenho medo. Mas sei que não me vou deitar neste mavio. Durmo de dia e fico acordada de noite.

Música: Bon Voyage - Albúm: Oceanic - Compositor: Vangelis

Amanhã a partida do navio e o surgimento de novas personagens...

Sem comentários: