terça-feira, novembro 29, 2005


BACK TO TITANIC FANFICTION I
James Cameron não se ficou só pelo navio. O Titanic é mais do que isso, são as pessoas que lá estiveram dentro, são as vivências que mudaram um mundo e o acordaram para sempre. Para os historiadores que ajudaram o famoso realizador a reconstruir os factos da tragédia, era impressionante poder passear pelo convés ou pelo grande salão e poder reconhecer as pessoas que realmente estiveram a bordo em 1912, tal não eram as tamanhas semelhanças entre actores e a vida real. Este é o primeiro de uma série de posts comparando os actores com os verdadeiros passageiros, esses sim, verdadeiros actores no palco da maior tragédia que já tocou o coração do mundo.
Jonathan Hyde interpretou o famoso Joseph Bruce Ismay presidente da White Star Line. Ismay de «rei do mundo» passou em poucos dias a um homem odiado por todos, erro: ter sobrevivido num bote à tragédia (?) , talvez tenha sido mais do que isso, talvez a sua arrogância para com os factos de saber que um campo de gelo vinha na sua frente e querer chegar a New York mais cedo. Mas Bruce Ismay não sabia que o iceberg estava ali ao encontro do Titanic, qualquer ser humano sabendo desta situação teria mudado a rota, ou até abrandado e penso que Ismay não seria excepção, no Carpathia manteve-se sob medicação e não quis receber ninguém excepto o jovem Jack Thayer . Ele viveu com este estigma até falecer práticamente recluso na Irlanda em 1937.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito legal o post.
Seria mais fácil se Ismay tivesse morrido no Titanic junto com os outros passageiros e tripulantes.
Abraços....

Anónimo disse...

OI...Pelo filme é que temos noção de como era o Ismay...Muito arrogante e na minha opinião talvez ele não devesse se salvar...
Mesmo não sendo o certo dizer isso.
A semelhança entre ele e o ator são impressionantes...
Muito legal o post....
BEIJOS