domingo, novembro 13, 2005

AÇÃO E AVENTURA: DESCUBRA O TITANIC
Você foi selecionado para participar de uma viagem de resgate dos restos naufragados do Titanic. Junte-se à equipe que vai fazer essa viagem incrível ao fundo do oceano. Descubra o local do naufrágio com a ajuda dos satélites de navegação. Mergulhe até o fundo do mar num submersível. Aprenda a história do Titanic. Descubra e resgate os tesouros do transatlântico.
O Autor do Livro Eric Kentley é curador do Museu Marítimo Nacional de Londres. Em 1994, ele participou da expedição RMS Titanic / IFREMER aos restos do Titanic.
Livro lançado em 1998 no Brasil pela Editora Globo. Título Original: Action Book: Discover the Titanic – Dorling Kindersley Limited, Londres, 1997.
O post de hoje foi feito em conjunto com o meu amigo Alencar que é membro desse blog e dono do outro blog. Este livro é bem interessante, apesar de ter a classificação infanto-juvenil. Contém fotos e desenhos interessantes e o texto é bem fácil de entender. O livro é dividido em 3 etapas de descobrimento e em cada etapa há sempre alguns mistérios. Bom eu fiquei com a parte dos mistérios e o Alencar com as etapas. Espero que nossos visitantes aproveitem e aprovem esse trabalho em grupo. Para ver as etapas do descobrimento do livro acesse o blog –
www.titanicmomentos.blogspot.com


MISTÉRIOS DO TITANIC


Antes de afundar, os oficiais do Titanic calcularam sua posição: ele estava a mais de 20 km de distancia do local onde foi posteriormente encontrado. Talvez seja esta uma das razões pelas quais levamos mais de 70 anos para descobri-lo.

§ § §

A equipe de Ballard detectou o primeiro sinal dos destroços do Titanic à 1h da manha de 1 de setembro de 1985. O jornal britânico The Observer publicou a história no mesmo dia. Como os fusos horários eram diferentes, isso quer dizer que a historia deve ter sido imprensa no mínimo oito horas antes da descoberta! Será que alguém sempre soube onde estava o Titanic?

§ § §

A análise do aço do Titanic revelou um alto teor de enxofre. Em água fria, como a da região central do Atlântico na noite de 14 de abril de 1912, isso poderia ter rachado as chapas de aço do casco do Titanic. Será que a qualidade do aço contribuiu para o naufrágio do navio?

§ § §

Quase 50 passageiros cancelaram suas reservas no Titanic pouco antes de ele zarpar. Um deles foi J. P. Morgan, dono da International Mercantile Marine (proprietária da White Star Line). Por que razão tantas pessoas cancelaram a viagem?

§ § §

Ninguém sabe ao certo os danos que o iceberg causou ao casco do navio. Existem duas teorias principais sobre como o Titanic de fato afundou. A princípio, as pessoas pensavam que o iceberg tinha causado uma profunda fenda; é mais provável que ele tenha entortado as chapas do casco, talvez arrancado alguns rebites e fazendo que as chapas se separassem. De qualquer modo, a água teria entrado pela abertura produzida, fazendo o navio afundar.

§ § §

Enquanto o Titanic afundava, avistou-se um navio a cerca de 5 ou 6 milhas de distância. Os oficiais fizeram sinais com uma lanterna Morse, em vão. Que navio seria esse, e por que ignorou o Titanic?

1 comentário:

Anónimo disse...

Nossaaaa...Tô muito impressionada com os mistérios do Titanic...Esse post ficou muito legal...Parabéns!
BEIJOS