sábado, outubro 01, 2005

OS RADIOTELEGRAFISTAS, A VOZ DO TITANIC
Dando uma continuação ao post do dia 27 de agosto, segue o texto abaixo:
Embora fossem obrigados a respeitar o regulamento de bordo, alguns dos muitos profissionais do Titanic eram encarregados de funções específicas e não dependiam diretamente da White Star Line. Dentre eles, havia dois radiotelegrafistas, John Phillips e Harold Bride, que eram subordinados à Marconi International Marine Communication Company. Para eles, o luxo do Titanic não fora um incentivo no momento do embarque. Interessava-lhes a oportunidade de navegar ao lado de um capitão como E.J.Smith, cuja postura não era contrária a avanços tecnológicos, como as ondas eletromagnéticas. A vida a bordo desses dois homens era um pouco diferente da dos demais: passavam o tempo fechados na estação de comunicação, formada por três cabines interligadas e localizada na popa da primeira chaminé. As siglas M.G.Y indicavam a estação radiotelegráfica. O aparelho que recebia as mensagens estava instalado na primeira sala; na segunda, havia um transmissor; os camarotes com beliches ficavam na terceira sala, onde eles descansavam ou dormiam em turnos alternados de seis horas. As doze horas diárias de trabalho tornavam-se particularmente pesadas quando havia um intenso tráfego de mensagens, pois era preciso transcrever tudo o que chegava e transmitir tudo o que saía. Esta situação dificultava-lhes a comunicação com os oficiais de convés, impedindo lhes de manter qualquer tipo de relação de igualdade. Muitas vezes, ao ser obrigado a entregar uma mensagem urgente, o radiotelegrafista não sabia qual era o oficial que cumpria plantão na ponte' de comando. Por outro lado, porém, essa nova profissão abria-lhes vastos horizontes. Fechados em suas três pequenas cabines e milhares de milhas distantes da terra firme, os dois radiotelegrafistas tinham a possibilidade de manter um contato direto com várias pessoas, graças a um sistema de transmissão instalado em terra firme, em uma estação de recepção da Marconi Company.
FOTO: Entrada dos escritórios da Marconi's Wireless Telegraphic Company, em Londres. À esquerda, o grande inventor Guglielmo Marconi, ganhador do prêmio Nobel de Física de 1909.

Prometo aos fãs de TITANICFANS que nos próximos dias, falaremos sobre John Philips (post 04/10) e Harold Bride (post 07/10).

2 comentários:

Anónimo disse...

Eugster fails to stop recall drive
A Chelan County Superior Court judge on Friday handed Spokane's recall proponents another legal victory in their drive to oust Mayor Jim West.
Hi, I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my related site. It is special to me and you may still find something of interest.

Anónimo disse...

CRN WEB Blogs
GroundWork--Open Source Network Monitoring Low-cost purchase and deployment, unrivaled flexibility, proven service and support, unmatched simplicity, and no vendor lock in.
c ya, wholesale distributor