sábado, outubro 08, 2005

OLYMPIC
O Olympic era o irmão mais velho do Titanic. Com 1.005 toneladas a menos, era menos luxuoso que seu irmão. As maiores diferenças externas entre os dois eram o passeio do convés A, que no Olimpic era completamente aberto, enquanto que no Titanic e no Britannic o passeio era fechado até a metade do navio para dar mais conforto aos passageiros, e passeio do convés B à ré, o qual também era aberto no Olympic e fechado no Titanic. Ele foi lançado em 20 de outubro de 1910 e iniciou sua primeira viagem 10 meses antes do Titanic, tendo sido um grande sucesso. Durante a I Guerra Mundial, serviu de transporte de tropas, recebendo uma condecoração por afundar um submarino alemão depois de colidir com ele. Após a guerra, ele foi convertido para o sistema de propulsão a diesel continuando a atravessar o Atlântico sem incidentes até Maio de 1934. Nesta data, na manha de 15 de maio, sob o comando do Capitão J. W. Binks, o Olympic sob um denso nevoeiro cortou um pequeno navio-farol, o Nantucket, ao meio. Somente quatro tripulantes do pequeno navio sobreviveram.
Antes deste acidente uma fissura apareceu em um de seus eixos. Devido ao custo extremamente alto do conserto, o Olympic foi enviado a um estaleiro onde foi sucateado em 11 de Outubro de 1935 após 24 anos de serviço, inclusive como transporte de tropas e 4 grandes reformas.. Ele atravessou o Atlântico 500 vezes, navegando por mais de dois milhões de quilômetros e recebendo o apelido de "Old Reliable".

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, muito legal o post. Só acho que eles fizeram a maior burrada da história, de ter levado o Olympic para o desmanche. Antes tivesse feito dele um navio-hotel. Hoje seria super famoso. Se pelo menos eles tivessem pensado no futuro.

Anónimo disse...

Concordo, se eles tivessem pensado no futuro... Mas acho que na época o que mais queriam eram esquecer a tragédia do Titanic, o Titanic tiha ficado famoso pelas piores razões, hoje em dia é famoso mas de uma forma um pouco mais diferente que da altura.