sábado, outubro 08, 2005

OLYMPIC
O Olympic era o irmão mais velho do Titanic. Com 1.005 toneladas a menos, era menos luxuoso que seu irmão. As maiores diferenças externas entre os dois eram o passeio do convés A, que no Olimpic era completamente aberto, enquanto que no Titanic e no Britannic o passeio era fechado até a metade do navio para dar mais conforto aos passageiros, e passeio do convés B à ré, o qual também era aberto no Olympic e fechado no Titanic. Ele foi lançado em 20 de outubro de 1910 e iniciou sua primeira viagem 10 meses antes do Titanic, tendo sido um grande sucesso. Durante a I Guerra Mundial, serviu de transporte de tropas, recebendo uma condecoração por afundar um submarino alemão depois de colidir com ele. Após a guerra, ele foi convertido para o sistema de propulsão a diesel continuando a atravessar o Atlântico sem incidentes até Maio de 1934. Nesta data, na manha de 15 de maio, sob o comando do Capitão J. W. Binks, o Olympic sob um denso nevoeiro cortou um pequeno navio-farol, o Nantucket, ao meio. Somente quatro tripulantes do pequeno navio sobreviveram.
Antes deste acidente uma fissura apareceu em um de seus eixos. Devido ao custo extremamente alto do conserto, o Olympic foi enviado a um estaleiro onde foi sucateado em 11 de Outubro de 1935 após 24 anos de serviço, inclusive como transporte de tropas e 4 grandes reformas.. Ele atravessou o Atlântico 500 vezes, navegando por mais de dois milhões de quilômetros e recebendo o apelido de "Old Reliable".

4 comentários:

Alencar disse...

Olá, muito legal o post. Só acho que eles fizeram a maior burrada da história, de ter levado o Olympic para o desmanche. Antes tivesse feito dele um navio-hotel. Hoje seria super famoso. Se pelo menos eles tivessem pensado no futuro.

Anónimo disse...

Here's a surefire way to stifle innovation
During the Grokster debate, we frequently heard those opposed to the content industry's position chant, "Don't stifle innovation!" Now that the Grokster decision has been handed down and innovation still ...
Find out how you can buy and sell anything, like things related to music on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like music!

Anónimo disse...

Bloggers fuel Libby letter conspiracies
We here at Blogma are wary of even peripherally touching such hot-button political issues as what some call Plame-gate . We try to stick to buzzing issues that have some sort of technology angle and avoid ...
Find out how to buy and sell anything, like things related to music on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like music!

Mário disse...

Concordo, se eles tivessem pensado no futuro... Mas acho que na época o que mais queriam eram esquecer a tragédia do Titanic, o Titanic tiha ficado famoso pelas piores razões, hoje em dia é famoso mas de uma forma um pouco mais diferente que da altura.