sábado, outubro 29, 2005

O FILME BRITANNIC
O Britannic era o terceiro da "classe Olimpic" de navios de linha regular a ser lançado através de White Star no estaleiro da empresa Harland & Woolf em Belfast depois do original " Olimpic " (1910) e " Titanic " (1911). Ela foi lançada em 1914 mas devido à erupção da Primeira Guerra Mundial na Inglaterra em agosto daquele ano, foi requisitado pelo Almirantado e logo se converteu em um navio de hospital com o casco branco distinto dele e a cruz vermelha enorme nos lados. Na 6ª viagem externa dele para a ilha de Mudros (Grécia) foi torpedeado ou mina no canal de Kea em novembro de 1916.
A causa atual ainda é um mistério e eu presumo esta dúvida em parte inspirado o " enredo ". Aprenderam alguma lições pela perda antecipada do "Titanic" (1912), no entanto suas precauções ajudaram, como por exemplo a pouca perda de pessoas a bordo, ou seja, poucas pessoas morreram no naufrágio.
O filme "Britannic" conta o que ocorreu com o Britannic, mas é claro com algumas pitadas de ficção.
A história contada no filme é a seguinte: O Britannic é usado pela Inglaterra para transportar armas para o Egito. O serviço secreto alemão quer mostrar aquele abuso da cruz vermelha colhendo o navio e o guiando a um porto neutro para inspeção. O serviço secreto britânico ouve rumores de uma operação e lugares, seu próprio agente, Vera Campell, usando a falsa identidade da babá da esposa do Embaixador britânico na Grécia. O enredo alemão para colher o navio falha, assim faz um ataque de torpedo por um submarino. Então são atirados vários torpedos, mas apenas um acertou o Britannic, fazendo com que o navio afundasse.
Mas em detalhes confira o filme, não se arrependerá!!

2 comentários:

Mário Monteiro disse...

O Britannic infelizmente já não era na altura o maior navio do mundo... foi uma glória perdida à nascença, os alemães já tinham feito navios maiores...

Anónimo disse...

Eu gostei muito desse filme.
Achei que o diretor colocou todos os pontos de mistérios que existe em volta desse navio.
Pena que as cenas externas do navio são poucas e curtas.
Pena também por não ter saído a versão em DVD.
PARABÉNS!!!!
Excelente post.