quinta-feira, outubro 13, 2005

NOMINATIVO RÁDIO TITANIC
Qual era o significado da sigla “MGY” com a qual se identificava a estação radiotelegráfica do Titanic? Inicialmente, em janeiro de 1912, a empresa que tinha como diretor Marconi atribuiu à nova embarcação da White Star Line o nominativo “MUC”. Posteriormente, essa sigla foi modificada pela empresa de comunicação para “MGY”, um código utilizado até então por um navio norte-americano, o Yale.
Na realidade, apenas a letra “M” tinha um significado e, sem levar em conta o país de registro do barco, servia para indicar que se tratava de uma instalação Marconi, a maior companhia de rádio da época. Estes são, por exemplo, os nominativos rádio de uma estação costeira e de alguns navios ligados à história do Titanic:
CapeRace ............... MCE
Antillian .............. MJL
Amerika ................ DDR
Baltic ................. MBC
Calífornian ............ MWL
Caronia ................ MSF
Carpathia .............. MPA
Mesaba ................. MMU
Noordam ................ MRA
Olympic ................ MKC
Foi depois do naufrágio do Titanic que se realizou em Londres uma conferência internacional, na qual se decidiu padronizar os nominativos rádio e indicar os prefixos nas bases internacionais. Desse modo, as estações costeiras e os navios britânicos tiveram como primeiras letras de seus nominativos “M” ou “G”; a Alemanha, “D”; a França, “F”; a Itália, “I”; a Espanha, “E”; etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

Questions for Catherine Levene
It's the first blog network with a vertical focus, and at first glance would appear to hold serious appeal for the marketers of apparel and accessories -- many of which have been reticent to jump into online ...
Great blog, very interesting. I bookmarkedalready. I have a income opportunity site. it has income opportunity INFORMATION, It is great is you want to quit your job:-)