sexta-feira, setembro 30, 2005

O HOMEM VESTIDO DE MULHER
Durante muitos anos permaneceu o mistério de que um homem vestido de mulher embarcou num dos botes salva-vidas. O nome de quatro sobreviventes veio a lume nesta acusação. Um deles fora vítima de um jornalista a quem recusara uma entrevista, outro um político importante vítima de acusações de um opositor, outro ainda vítima da bisbilhotice da sociedade por ter deixado o Titanic antes da esposa. Contudo um nome ficou esquecido, Daniel Buckley, um jovem irlandês de 21 anos. Daniel assumiu livremente que embarcou no bote salva-vidas 13 escondendo-se por baixo dos acentos, uma senhora a bordo cobriu-lhe a cabeça com um xaile de forma a que se parecesse com uma mulher, Daniel sempre acreditou de forma errónia que se tratava de Madeleine Astor, não passava de um rapaz de terceira classe assustado que chorava... Faleceu em 1918 ao serviço da Primeira Guerra Mundial.
Contudo aqui fica uma carta tornada pública e editada no livro A Night to Remember de Walter Lord (públicado pela editora portuguesa Editorial Presença com o título A Tragédia do Titanic).
"Caro......... : Tenho na minha frente a informação de que tentaste forçar a entrada num dos salva-vidas... e de que quando foste mandado para trás pelo Major Butt, passaste pela multidão, desapareceste, e que passados momentos foste visto a sair do camarote vestido com roupas de mulher, reconhecidas por serem peças de vestuário que a tua mulher tinha utilizado durante a viagem.
Não consigo perceber como podes andar de cabeça levantada e considerar-te um homem entre homens, sabendo que tudo o que te sai da boca é mentira. Se a tua consciência te pesar depois de leres esta carta, o melhor é contares a verdade. Não há nada mais verdadeiro do que o velho ditado, «Confessar faz bem à alma».
Teu dedicado, ...................."

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá, muito legal o post. Tenho esse livro e é ótimo. Fico me perguntando se aqueles que questionaram o certo ou errado desses quatro cavalheiros, se na hora "H", se tivessem a mesma oportunidade, será que não fariam o mesmo? PARABÉNS MAIS UMA VEZ, TITANICFANS!!!!

Anónimo disse...

epa.. naquela altura ninguem estava para ser um heroi como o dicaprio foi lol o homem la achou que era a unica maneira de sair dali :-x lol
bjs marinho *********** =Ddwt

ass: iNeSS

Anónimo disse...

Olá, sou eu novamente. Acabei de assistir ao filme "S.O.S TITANIC". Daniel aparece muito nesse filme, e tem a cena dele no bote, recebendo o xale de uma mulher no bote.

Anónimo disse...

Very good article.

Mário Monteiro disse...

Merci =)