segunda-feira, setembro 19, 2005

CDQ - SOS
Vinte e cinco minutos após a colisão, do iceberg com o Titanic, ouve-se a ordem: "Todos os passageiros para o convés! Preparar todos os botes salva-vidas!" O operador de rádio do Titanic recebe a ordem para enviar a mensagem de SOS - "save our souls - salvem nossas almas!".
Desde 1908 que o famoso sinal SOS já estava em uso, facilitando os chamados de socorro, mais ainda não era usual em 1912. Mais tarde, ao transmitir SOS no lugar de CQD, Bride e Phillips foram dos primeiros a lançá-lo numa situação de emergência.
“CQ” significa que era destinado a “todos os navios”, mais um “D”, indicando aflição ou perigo. Muita gente as interpretou erroneamente como uma sigla de “Come Quick, Danger” - venha rápido, perigo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Where creativity is unleashed
David Patton/Democrat-Herald "Poker man" is always up for a friendly game of cards in Susan Gann's garden.
, Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!
I have a feeders site/blog. It pretty much covers feeders related stuff.
Come and check it out if you get time :-)

Anónimo disse...

Hello, thank you very much for your visit here. I'm gonna do a new link on the blog with a new friends of TitanicFans, right? Best regards, Mário, Titanicfans contributor.

Anónimo disse...

Olá, legal essa história do CQD e SOS, eu conhecia a sigla do titanic MGY. muito show de bola. parabéns a todos, cheio de gringo aqui, huahuahuahua.