quarta-feira, agosto 24, 2005

COMPARAÇÕES
Esta imagem bem como o título do post de hoje, foi-me oferecido e sugerido pelo meu amigo José Alencar. Fazendo dele as minhas palavras, «aqui está um cartão postal da época, onde a White Star Line compara algumas edificações em relação aos seus navios Olympic e Titanic.» Mais tarde viria o terceiro irmão desta classe, o Britannic inicialmente para ser chamado de Gigantic para concordar com a mitologia grega (tema para um post próximo). O Titanic era realmente enorme, tinha 269,06 m. de comprimento e 28,2 m. de largura, a altura na sua totalidade era de 53,34 m. Pesava 46.328 toneladas brutas apenas mais 1004 que o seu irmão Olympic, e deslocava 66000*a. Com três hélices e dois conjuntos de motores reversíveis de quatro cilindros (um para cada hélice lateral) e uma turbina (para a hélice central) atingia os 50.000 cavalos de potência (registados) mas poderia chegar aos 55.000 o que lhe daria uma velocidade máxima de 24 a 25 nós (cerca de 44,448 a 46,300 km/h*b). Aqui fica então a legenda original da imagem cedida gentilmente por José Alencar a quem eu quero deixar desde já os meus sinceros agradecimentos. (da esquerda para a direita) :
- Bunker Hill Monument - Boston
- Public Building - Philadelphia
- Washington Monument - Washington
- The Metropolitan Tower - New York
- New Woolworth Building - New York
- White Star Line's - Olympic and Titanic
- Cologne Cathedral - Cologne, Germany
- Grand Pyramids Gizeh - Africa
- St. Peter's Church - Rome
*a - deslocamento é o peso total do navio exercido sobre a água por ele deslocada.
*b - 1 milha equivale a 1852 metros
- 1 nó equivale a 1 milha/h
- 1 nó equivale portanto a 1852 m/h ( 24 ou 25 nós X 1852 m/h)
Nota: Mais dados pormenorizados sobre o Titanic em números podem ser encontrados se se cadastrar em http://www.theshiptitanic.cjb.net/ .

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu é que agradeço a atenção dada pelo meu e-mail. Obrigado e mais uma vez "Parabéns pelo Blog". Abraços......

Mário Monteiro disse...

Alencar, não tem que agradecer, as suas sugestões para postar serão sempre bem-vindas, já que pela nossa correspondência de há pouco eu percebi a sua falta de tempo, pois então, sempre que quiser este blog está à sua inteira disposição, pois o TITANICFANS é de todos nós. Abraços